Governo expande o Programa de Ensino Integral para mais 778 escolas estaduais
A iniciativa chegará a 1.855 escolas a partir do ano que vem; Confira as escolas que serão atendidas pelo Programa de Ensino Integral
- Data: 12/07/2021 13:07
- Alterado: 12/07/2021 13:07
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Governador João Doria
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
O Governador João Doria anunciou nesta segunda-feira (12) a inclusão de 778 escolas da rede pública estadual, de 118 cidades, ao Programa de Ensino Integral (PEI) a partir de 2022. Com isso, 1.855 escolas no total serão atendidas pela iniciativa. Ao lado do Secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares, Doria falou sobre a expansão do Programa durante evento no Memorial da América Latina, que reuniu diretores, supervisores e outros representantes das unidades educacionais.
“Os resultados que alcançamos ao longo de dois anos e meio nos permitem hoje fazer esse anúncio de grande importância. Isso é uma vitória da educação. Tempo integral para tudo: para o aconchego, o ensino, o estudo, a alimentação e formação de uma nova geração de brasileiros”, disse Doria.
A expectativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) é beneficiar 387,3 mil novos estudantes de ensino fundamental e ensino médio. Com as novas adesões, o PEI estará presente em 427 municípios paulistas, em todas as regiões do estado. Atualmente, são 437 mil estudantes atendidos em 1.077 escolas, de 309 cidades.
“Esse é o governo que fez o maior aumento das escolas de tempo integral. Saltamos para 1.077 escolas em tempo integral com menos de dois anos e no meio de uma pandemia porque acreditamos nesse modelo”, afirmou Rossieli.
Mais escolas
A ampliação é resultado da participação das 91 Diretorias de Ensino (DEs) no processo de adesão deste ano, disponibilizado entre março e junho.
O número de PEIs será quintuplicado, em comparação a 2018, quando o programa estava presente em 364 unidades escolares. A partir de 2022, serão 1.855. Destaque para oito cidades com mais de 50 mil habitantes: Piracicaba, Mirassol, Campo Limpo Paulista, Lorena, Avaré, Barretos, Olímpia e Fernandópolis passarão a oferecer o PEI em 80% das escolas.
Dentro do Plano Nacional de Educação (PNE), a Meta 6 – Educação Integral – prevê em seu objetivo 2 que em 2024, no mínimo, 25% dos alunos da Educação Básica sejam atendidos em jornadas de mais de 7 horas. Com as novas PEIs, São Paulo atinge este objetivo, no âmbito de sua rede estadual, já em 2022.
Sobre o PEI
Criado em 2012, o PEI potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão.
No primeiro, são trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida.
O segundo permite o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas, de maneira estruturada.
IDEB e alcance
Os investimentos na jornada integral refletem em melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) já no primeiro ano de implantação do programa.
O crescimento de alunos atendidos pela iniciativa também é destacado por Rossieli. “Em 2019, eram 135 mil estudantes nas 417 PEIs. Em março deste ano, saltamos para 437 mil alunos, um crescimento de 224%”.
– Escolas PEI cresceram 1,2 pontos no IDEB 2019, enquanto as regulares, 0,6.
– Das escolas estaduais de São Paulo, as 33 melhores colocadas no ranking são PEIs.
– 9 das 10 primeiras colocadas de ensino fundamental são PEIs.
95% de satisfação
Em agosto de 2020, pesquisa avaliou a percepção de 13 mil professores e 121 mil estudantes da rede pública estadual envolvidos no PEI:
– De 0 a 10, os professores recomendariam 9,1 as escolas em que atuam aos colegas de profissão;
– De 0 a 10, os estudantes recomendariam 8,5 as escolas em que atuam aos colegas;
– 95% dos professores se sentem satisfeitos ou muito satisfeitos em atuar nas escolas.
Confira as escolas que serão atendidas pelo Programa de Ensino Integral:
DIADEMA
E.E ANA MARIA POPPOVIC
E.E ANTONIETA BORGES ALVES PROFESSORA
E.E ATAEL FERNANDO COSTA REVERENDO
E.E CLAUDIO ABRAMO
E.E JARDIM ANA SOFIA
E.E SYLVIA RAMOS ESQUIVEL
MAUÁ
E.E FORTUNATO PANDOLFI ARNONI
E.E IRACEMA CREM PROFESSORA
E.E JOSE GASPAR DOM
SANTO ANDRÉ
E.E 16 DE JULHO
E.E AGNALDO SEBASTIAO VIEIRA PADRE
E.E ATILLIO TOGNATO
E.E FELICIO LAURITO DOUTOR
E.E HOMERO THON
E.E JOAQUIM DA FONSECA SARAIVA
E.E JUAREZ TAVORA MARECHAL
E.E LOUIS JOSEPH LEBRET PADRE
E.E LUIZ MARTINS
E.E NELSON CARDIM DE BRITO PROFESSOR
E.E ORDANIA JANONE CRESPO PROFESSORA
E.E OVIDIO PIRES DE CAMPOS PROFESSOR
E.E VALENTIM AMARAL DEPUTADO
SÃO BERNARDO DO CAMPO
E.E ADAIL LUIZ MILLER DOUTOR
E.E CLOVIS DE LUCCA PROFESSOR
E.E CYNIRA PIRES DOS SANTOS PROFESSORA
E.E EDGAR ALVES DA CUNHA PROFESSOR
E.E FAUSTO CARDOSO FIGUEIRA DE MELLO DOUTOR
E.E LAUDO FERREIRA DE CAMARGO MINISTRO
E.E LAURA LOPES
E.E MARIA DA CONCEICAO MOURA BRANCO PROFESSORA
E.E SANTA DALMOLIN DEMARCHI
E.E YVONE FRUTUOSO PRODOSSIMO PROFESSORA
SÃO PAULO
E.E ANESIA SINCORA PROFESSORA
E.E BENEDITO TOLOSA PROFESSOR
E.E FARIA LIMA BRIGADEIRO
E.E MISS BROWNE
E.E PEDRO COSTA DEPUTADO
E.E ALFREDO BRESSER
E.E CECILIANO JOSE ENNES PROFESSOR
E.E CLORINDA DANTI PROFESSORA
E.E EMILIANO AUGUSTO CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE E MELO
E.E SAMUEL KLABIN
E.E VICTOR OLIVA PROFESSOR
E.E ALVARO DE SOUZA LIMA DOUTOR
E.E ANNITA ATALLA PROFESSORA
E.E FLORIANO MARECHAL
E.E GOMES CARDIM PROFESSOR
E.E JULIO DE MESQUITA FILHO
E.E JULIO RIBEIRO
E.E OSWALDO GUERNER GONZALEZ PROFESSOR
E.E PEDRO VOSS PROFESSOR
E.E ARCANGELO SFORCIM
E.E PAULO ROBERTO FAGGIONI PROFESSOR
E.E URBANO DE OLIVEIRA PINTO REV
E.E ANTONIO JOSE DE SUCRE
E.E ARLINDO PINTO DA SILVA PROF
E.E CÂNDIDA RITA DA SILVA PAULO
E.E COSME DE FARIA MAJOR
E.E FRANCISCO PARENTE
E.E FRANCISCO PEREIRA DE SOUZA FILHO PROF
E.E HELIO HELENE
E.E HUGO TAKAHASHI ENG
E.E JOSE BONIFACIO ANDRADA E SILVA JARDIM PROF
E.E MARIA DE LOURDES VIEIRA
E.E PAULO KOBAYASHI
E.E PEDRO BRASIL BANDECCHI PROF
E.E FADLO HAIDAR
E.E FERNANDO PESSOA
E.E HAYDEE HIDALGO PROFESSORA
E.E PAULO SARASATE GOVERNADOR
E.E ROCCA DORDALL
E.E SEBASTIAO FARIA ZIMBRES PROFESSOR
E.E ZIPORA RUBINSTEIN PROFESSORA
E.E AFONSO PENNA JUNIOR PROF
E.E AMADOR ARRUDA MENDES PROF
E.E AUGUSTO BAILLOT PROF
E.E CHIBATA MIYAKOSHI
E.E JOAQUIN SUAREZ
E.E JOSE TALARICO
E.E MARIA AUGUSTA DE AVILA PROFA
E.E VALDIR FERNANDES PINTO PROF
E.E ANTONIO DE QUEIROZ TELLES DOUTOR
E.E BENEDITO ESTEVAM DOS SANTOS DOUTOR
E.E CARLOS ESCOBAR
E.E EDUARDO GOMES BRIGADEIRO
E.E FREDERICO VERGUEIRO STEIDEL
E.E GUERINO RASO
E.E JOY ARRUDA DOUTOR
E.E JULIETA NOGUEIRA RINALDI PROFESSORA
E.E NORBERTO MAYER FILHO DEPUTADO
E.E PAULO MONTE SERRAT PROFESSOR
E.E PLINIO BARRETO
E.E THEODORO DE MORAES PROFESSOR
E.E AUGUSTO DE MACEDO COSTA DOUTOR
E.E JORNALISTA RUY MESQUITA
E.E JULIO DE FARIA E SOUZA PROFESSOR
E.E MATHIAS AIRES
E.E OCTAVIO MONTEIRO DE CASTRO PROFESSOR
E.E RENATO DE ARRUDA PENTEADO PROFESSOR
E.E REPUBLICA ARGENTINA
E.E UBALDO COSTA LEITE DOUTOR
E.E AMENAIDE BRAGA DE QUEIROZ PROFA
E.E EUNICE TEREZINHA DE OLIVEIRA FRAGOAS PROFA
E.E JOAO BAPTISTA ALVES SILVA PROF
E.E LEOVERGILIO MOREIRA PROF
E.E AMADOR E CATHARINA SAPORITO AUGUSTO
E.E CLOVIS DE OLIVEIRA PROFESSOR DOUTOR
E.E DULCE CARNEIRO PROFESSORA
E.E HELIO MOTTA DOUTOR
E.E HUGO LACORTE VITALE DEPUTADO
E.E LUIS ARROBAS MARTINS DOUTOR
E.E LUIS GONZAGA TRAVASSOS DA ROSA
E.E MARY MORAES
E.E SABOIA DE MEDEIROS PADRE EE
E.E LUIZ GONZAGA PINTO E SILVA PROFESSOR
E.E RAIMUNDO SERAFIM DE LIMA INSPETOR
E.E VICENTE LEPORACE
E.E DAVID ZEIGER
E.E EURIPEDES SIMOES DE PAULA PROF
E.E GIULIO DAVID LEONE PROF
E.E ITURBIDES BOLIVAR DE ALMEIDA SERRA PROF
E.E LUCAS ROSCHEL RASQUINHO