Governo de SP lança programa de geração de renda e autonomia para mais vulneráveis
ImpulsionaSP visa a inclusão produtiva de mais de 10 milhões de pessoas nas áreas urbanas e rurais
- Data: 02/06/2021 19:06
- Alterado: 02/06/2021 19:06
- Autor: Redação
- Fonte: Governo de São Paulo
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
O Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Desenvolvimento Econômico, lançou nesta quarta-feira (02/06), o programa ImpulsionaSP, que visa promover a inclusão produtiva urbana e rural, através da geração de renda, empreendedorismo e autonomia da população em situação pobreza e extrema pobreza no Estado.
“O nosso compromisso é também promover políticas públicas de combate à miséria, à fome, ao desemprego e às desigualdades sociais. O ImpulsionaSP representa um programa inovador que vem agregar nesse sentido”, destacou o Governador de SP, João Doria.
“A pandemia da Covid-19 trouxe algumas limitações, mas, ao mesmo tempo, nos deu o desafio necessário para implementarmos soluções inovadoras e efetivas garantindo a inclusão social e produtiva da população mais fragilizada”, comenta Célia Parnes, Secretária de Estado de Desenvolvimento Social.
O novo programa contribui para a inserção no mundo do trabalho por meio do emprego formal, do empreendedorismo e de empreendimentos da Economia Solidária, visando a autonomia financeira dos trabalhadores. A iniciativa será realizada em parceria com a SEBRAE-SP e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), para ações de orientação, capacitação profissional, indicações para obtenção de microcrédito, vagas de estágio, intermediação de mão de obra, acompanhamento e monitoramento.
“Apoiar na geração de emprego e empreendedorismo é o nosso grande propósito. Não há melhor forma de desenvolvimento econômico inclusivo e sustentável, do que preparar a nossa população, devolver o direito de sonhar e transformar em realidade”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen.
“Queremos potencializar a utilização de recursos locais para promover a inclusão produtiva. Vamos capacitar técnicos da assistência social e outros atores locais para que sejam os articuladores de estratégias colaborativas de inclusão. Assim, oferecemos oportunidades de geração de trabalho e renda para aqueles que mais precisam”, afirma Wilson Poit, Diretor Superintendente do Sebrae-SP.