Governo de SP lança curso de empreendedorismo para 50 jovens da Fundação CASA
Em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes nesta quinta (12), Dia Internacional da Juventude, Governador João Doria assinou termo de convênio da formação
- Data: 12/08/2021 21:08
- Alterado: 12/08/2021 21:08
- Autor: Redação
- Fonte: Governo de São Paulo
Crédito:Divulgação
Na data em que se celebra o Dia Internacional da Juventude, nesta quinta-feira (12), o Governador João Doria assinou o termo de convênio entre o Governo do Estado de São Paulo e a Agência de Fomento Social Besouro para oferecer o Negócio Próprio, curso de Empreendedorismo para 50 adolescentes em cumprimento de medida de internação em oito centros socioeducativos da Fundação CASA na capital, interior e litoral.
A formação, com conteúdo teórico e incubação de projeto, é uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional, por meio da Subsecretaria da Juventude, e a Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), para atender aos jovens da Instituição, que é uma entidade vinculada à SJC.
“É pela educação que nós faremos a transformação. Persigam os seus sonhos, sejam eles quais forem, não desistam, isto muda uma vida! Nós estamos ajudando a mudar o Brasil em São Paulo”, afirmou o Governador durante seu discurso.
A cerimônia contou com a presença do vice-Governador Rodrigo Garcia; os secretários da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa; Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi; Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen; e o subsecretário da Juventude, Luiz Chrysostomo de Oliveira.
Na ocasião, também se celebrou um ano de funcionamento da Subsecretaria da Juventude. Quatro adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa na capital e em Osasco assistiram à cerimônia, representando o grupo de jovens beneficiados pela parceria, além de conversarem com o secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa.
“Nós estamos realizando uma revolução na Fundação CASA, com investimentos nos 122 centros socioeducativos. Além de reforma, teremos uma revolução de internet e tecnologia para o atendimento dos adolescentes”, afirmou Fernando José da Costa em seu discurso.
“Queremos que esses jovens saiam da internação já com a perspectiva de ter um projeto elaborado para, caso queiram, construam o seu próprio negócio”, explica o secretário da Justiça, Fernando José da Costa.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no final de 2020, a taxa de desemprego entre jovens de 18 a 24 anos era de 29,8%, chegando a 42,7% na faixa etária de 14 a 17 anos. O índice geral a população, até então, era de 13,9%
O Dia Internacional da Juventude, criado em 1999 pela Organização das Nações Unidas (ONU), destaca o papel essencial dos jovens na mudança e conscientização dos desafios e problemas enfrentados pelo grupo.