Governo de SP apresenta balanço do Programa CreativeSP 2022

Programa Estadual de Internacionalização da Economia Criativa teve investimento de R$ 5,5 milhões do Estado de SP na 1ª edição e levou 73 empresas em nove missões pelo mundo

  • Data: 09/12/2022 16:12
  • Alterado: 09/12/2022 16:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Governo de SP apresenta balanço do Programa CreativeSP 2022

Crédito:Governo do Estado de São Paulo

Você está em:

A Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa e a InvestSP realizam nesta segunda-feira (12) divulgação do Balanço do CreativeSP/Programa de Internacionalização da Economia Criativa 2022 e anúncio da extensão para o primeiro semestre de 2023. O programa tem como objetivo gerar negócios, atrair investimento estrangeiro para o estado, incentivar o intercâmbio das empresas paulistas do setor e promover São Paulo lá fora. O Governo do Estado investiu R$ 5,5 milhões no total de nove missões realizadas de março a dezembro deste ano, com participação de 73 empresas paulistas.

Os empreendedores puderam fazer contato com cerca de 2 mil possíveis parceiros de aproximadamente 100 países, principalmente de Estados Unidos, Alemanha, Argentina, França, Canadá e Reino Unido, o que pode gerar um total de 6,6 mil novos empregos ao setor. O CreativeSP teve como resultado a projeção de R$ 357,9 milhões em negócios, com efeito multiplicador de U$S 68,3 para a cultura paulista. 

Extensão 2023

O programa é fruto de parceria entre a InvestSP, a agência de promoção de investimentos do estado, e as secretarias estaduais de Cultura e Economia Criativa e Relações Internacionais. Para a próxima edição de 2023 estão previstas missões para a SXSW, no Texas, GDC – Game Developers Conference, em San Francisco, ILMC 35 – International Live Music Conference, em Londres e Festival de Cannes, na França. 

Investimento Contínuo

Os selecionados contaram com ações gratuitas de capacitação, consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-eventos, além de participação em rodadas internacionais de negócios e reuniões com investidores. O programa ainda reembolsou as empresas em até 50% dos custos com a viagem, no limite de US$ 3 mil em despesas elegíveis. 

O Creative SP realizou nove missões, que levaram 73 empresas paulistas — selecionadas entre quase 900 inscritos – para eventos internacionais focados em entretenimento, tecnologia, cinema, games, música, literatura, artes visuais e design: SXSW, nos Estados Unidos, Festival de Cinema de Cannes, na França, Festival Fringe, na Escócia, Gamescom, na Alemanha, Festival de Cinema de San Sebástian, na Espanha, C2 Montreal, no Canadá, Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, Web Summit, em Portugal e Ventana Sur, na Argentina.

Compartilhar:

  • Data: 09/12/2022 04:12
  • Alterado:09/12/2022 16:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados