Governo de SP anuncia temporada de 2024 da OSESP que comemora 70 anos de história
As comemorações iniciam a partir de 7 de março do próximo ano. A Sala São Paulo também comemora 25 anos de história e o coro da orquestra 30 anos
- Data: 28/09/2023 16:09
- Alterado: 28/09/2023 16:09
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria da Cultura, Economia e Indústria
Crédito:Gabriel Hirga
A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp, corpo estável da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, anuncia nesta quinta-feira, 28 de agosto, a temporada de 2024. A data é marcada pelos 70 anos da orquestra, além dos 30 anos de seu coro e os 25 anos de sua casa, a Sala São Paulo.
Com 105 integrantes, a Osesp já é parte indissociável da cultura paulista e brasileira. E preserva, ao longo de sete décadas de história, as finalidades originais de sua criação, promovendo pesquisa, documentação, publicação, execução, gravação e divulgação do repertório nacional, sinfônico e de câmara; ações de educação musical para crianças, jovens e adultos; capacitação e treinamento de profissionais das áreas da música e da educação; e formação de plateias, entre diversas outras atividades.
Como parte das comemorações dos 70 anos de criação da Orquestra, foi lançado em agosto de 2023 a convocatória para o Concurso Compositoras Latino-Americanas. Serão selecionadas obras sinfônicas inéditas, entre sete e 10 minutos, escritas por compositores nascidas (ou naturalizadas) em países da América Latina — as peças devem refletir os temas “70 Anos da Osesp”, “Celebração cultural” e “Celebração da Arte e Cultura das Américas”.
Thierry Fischer, Diretor Musical e Regente Titular da Osesp, lidera este concerto especial, aberto ao público, no qual serão ouvidas as três finalistas e uma delas será escolhida vencedora do Concurso. O prêmio inclui, além de quantia em dinheiro, a gravação da obra no álbum em celebração aos 70 anos da Orquestra, junto de trabalhos encomendados a Andrew Norman, Clarice Assad, Esteban Benzecry, Felipe Lara, Heinz Holliger e Unsuk Chin.
“A Osesp, por meio de sua Orquestra, Coro e programas de educação e difusão, é um farol para a música clássica na América Latina. Em sua longa trajetória de excelência, além de uma intensa agenda de concertos com grandes solistas do Brasil e do exterior, realiza turnês estaduais, nacionais e internacionais que reafirmam sua vocação para o fortalecimento da música de concerto na contemporaneidade.
Pensando ainda nos tempos futuros, tem atuado de maneira crucial na formação de um acervo aberto de gravações e partituras, em constante atualização. Além disso, a Sala São Paulo aberta e acessível representa um importante mecanismo de preservação da história arquitetônica de nossa cidade e, enquanto palco das artes, é alicerce para o sólido trabalho da Osesp e coloca a cidade na rota de grandes solistas e orquestras”, diz a Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marília Marton.
Para saber mais sobre os principais ciclos musicais e eventos programados para a Temporada 2024 – Osesp 70 Anos acesse o site da orquestra aqui.