Governo de SP anuncia 20 novos Centros de Longevidade Ativa no Dia Internacional do Idoso
Atual gestão foca na promoção do envelhecimento ativo para população 50+ de todo o Estado
- Data: 01/10/2021 19:10
- Alterado: 01/10/2021 19:10
- Autor: Redação
- Fonte: Governo de São Paulo
Crédito:Divulgação
Alinhado ao aumento da expectativa de vida, o Governo de SP celebrou nesta sexta-feira (1°/10), o Dia Internacional do Idoso com o anúncio de 20 novos Centros de Longevidade Ativa para a população 50+, com investimento total de R$ 16 milhões. O evento, realizado no Palácio dos Bandeirantes, contou com a presença e participação do Governador João Doria, da Secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, Secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, Secretária da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, Secretário de Habitação, Flávio Amary, apresentando as ações estaduais para a promoção do envelhecimento ativo.
“Políticas públicas inovadoras e que ampliem as oportunidades de inclusão digital, produtiva, e social, além de formação, convivência e qualidade de vida, são essenciais para a promoção do desenvolvimento da sociedade paulista. O olhar cuidadoso e de muito respeito do Governador João Doria, coloca estas pautas sempre como prioridade para todas as secretarias estaduais”, destacou Célia Parnes, Secretária Estadual de Desenvolvimento Social.
O Centro de Longevidade Ativa será um espaço com serviços voltados ao acolhimento, atendimento e inclusão de pessoas com 50 anos ou mais em situação de vulnerabilidade social. Além das atividades de convivência, haverá ainda ações que vão promover a inclusão produtiva, novas carreiras e empreendedorismo entres os idosos, incluindo apoio à qualificação e formação, além de atividades envolvendo tecnologia.
A iniciativa faz parte do programa SP Amigo do Idoso, que tem o objetivo de executar ações efetivas e integradas, fortalecendo o papel social do idoso e contribuindo para uma postura mais ativa e saudável diante do envelhecimento. Além dos CLAs, o programa é composto por uma ampla rede de equipamentos voltados à atenção aos idosos. Apenas nesta gestão, o Governo de SP já atingiu a marca de 54 unidades entregues, sendo 45 novos Centros de Convivência do Idoso (CCIs) e 7 Centros Dia do Idoso (CDIs), e a revitalização de 2 CCIs (Bastos e Sete Barras). O SP Amigo do Idodos conta ainda com o Projeto Longevidade, que promove ações para a inclusão produtiva e digital para a população acima de 50 anos de baixa renda.