Governo de SP amplia atendimento em Libras para Centros de Integração da Cidadania
Programa São Paulo São Libras possibilita que equipes de serviços estaduais acionem intérpretes de Libras por videochamada para atendimento a pessoas com deficiência auditiva
- Data: 24/04/2024 16:04
- Alterado: 24/04/2024 16:04
- Autor: Redação
- Fonte: SEDPcD
Cidadão surdo é atendido por um intérprete de Libras no CIC Casa da Cidadania, localizado na capital
Crédito:Divulgação/Governo de SP
No Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), celebrado nesta quarta-feira (24), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) anuncia a ampliação do programa São Paulo São Libras para os 18 Centros de Integração da Cidadania (CIC), ligados à Secretaria da Justiça e Cidadania. O programa permite que intérpretes de Libras sejam acionados via videochamada por equipes de serviços estaduais, auxiliando a comunicação com pessoas com deficiência auditiva.
Esses intérpretes estão alocados em uma Central de Interpretação de Libras na capital, que fornece serviços de tradução simultânea, facilitando a comunicação efetiva entre pessoas surdas e servidores estaduais. Na prática, o intérprete conversa em Libras com a pessoa surda que está sendo atendida no serviço e transmite, em português, as informações da conversa ao servidor.
Inicialmente, a Central foi estabelecida em cerca de 1,3 mil delegacias em parceria com a Secretaria da Segurança Pública. Posteriormente, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o São Paulo São Libras ficou disponível em 20 Polos de Empregabilidade Inclusive (PEIs) e em 233 Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs). E agora, com auxílio da Secretaria da Justiça e Cidadania, foi expandido para os 18 CICs existentes no estado.
“A implementação em todos os serviços estaduais está sendo feita gradualmente, de forma que todas as equipes conheçam o programa e sua funcionalidade. É um trabalho que conta com a participação de todas as pastas estaduais, com mapeamento de seus equipamentos e muito diálogo para a viabilização da plataforma seja feita de forma eficaz”, destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
“A prestação de serviços essenciais pelo Governo do Estado de São Paulo desempenha um papel fundamental na promoção do bem-estar, desenvolvimento socioeconômico e qualidade de vida dos cidadãos do estado”, reforça o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto.
À medida que a implementação avança, é fornecido aos servidores um tutorial para uso do sistema e como requisitar a tradução de um intérprete. A Central opera ininterruptamente, 24 horas por dia, sete dias por semana, com cerca de cem intérpretes de Libras qualificados e com experiência em interpretação simultânea, contratados através de uma parceria com a organização da sociedade civil AME-SP.