Governo de São Paulo entrega obra de acesso à balsa em Ilhabela
A nova ponte de acesso vai permitir mais agilidade no embarque e desembarque na travessia São Sebastião/Ilhabela e será um importante reforço para o feriado de Tiradentes
- Data: 20/04/2022 13:04
- Alterado: 17/08/2023 05:08
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria Estadual de Logística e Transportes
Governo de São Paulo entrega obra de acesso à balsa em Ilhabela
Crédito:Secretaria Estadual de Logística e Transportes
A Secretaria Estadual de Logística e Transportes, através do Departamento Hidroviário (DH), entregou nesta quarta-feira (20) a ponte de acesso à balsa da travessia São Sebastião/Ilhabela, no lado de Ilhabela. A melhoria significa mais agilidade e conforto no acesso do embarque e desembarque de veículos, bicicletas e pedestres.
A entrega vai beneficiar os milhares de usuários já a partir do feriado prolongado de Tiradentes. De acordo com o diretor geral do DH, José Reis, a obra exigiu investimento de R$ 940 mil do Governo de São Paulo. “Essa entrega vai proporcionar ganho na logística operacional, melhorando o acesso às embarcações que fazem esta travessia diariamente, dando agilidade e conforto aos usuários. Também será um importante reforço quando houver um aumento da demanda de veículos na travessia”, destaca Reis.
A nova estrutura tem 11,2 metros de comprimento e 6 metros de largura. Ela faz parte do pacote de obras e melhorias que o Governo Estadual vem realizando nas travessias litorâneas desde o início desta gestão, em 2019. Em março deste ano, o DH entregou totalmente reformada a balsa FB-Valda II.
“Nosso compromisso é com a qualidade dos serviços prestados à população. Estamos investindo em obras que trazem segurança e confiabilidade”, afirma o secretário de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.
Sobre a nova ponte
A ponte de acesso à balsa do lado de Ilhabela possui estrutura metálica, feita com aço galvanizado. Sua estrutura conta ainda com pranchas de madeira e apoios de concreto. Na ponte, foram usadas 23 toneladas de aço galvanizado e 10 toneladas (ou oito metros cúbicos) de madeira garapeira, de alta resistência. A montagem da estrutura durou 45 dias.
De acordo com números de março do DH, o Volume Médio Diário (VMD) da travessia São Sebastião/Ilhabela é de pouco mais de 4,3 mil pedestres, 1.045 ciclistas, 699 motociclistas e 4.971 veículos.
Modernização
A Secretaria Estadual de Logística e Transportes realiza investimentos importantes na modernização do sistema, que já permitiram uma melhora significativa no serviço e um atendimento mais ágil aos usuários. Doze embarcações reformadas foram entregues desde 2019 e, neste período, o valor da tarifa não foi reajustado. Além disso, a manutenção passou a ser pelo período de 24 horas, com o recondicionamento de 26 motores e reversores, e os usuários ganharam novos canais de informação em tempo real.
Com esses investimentos, as travessias litorâneas contaram, nas últimas temporadas de verão, com a maior quantidade de embarcações dos últimos anos e uma redução significativa no tempo médio de espera. Um levantamento do DH apontou que, pelo segundo ano consecutivo, a travessia São Sebastião/Ilhabela não registrou filas, com o tempo de espera permanecendo em 30 minutos no Natal e no Réveillon.