Governo anuncia medidas na área habitacional para atender às vítimas do Litoral Norte

A principal ação será promover o atendimento habitacional definitivo das famílias atingidas e dos moradores da área de risco.

  • Data: 24/02/2023 09:02
  • Alterado: 31/08/2023 19:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: CDHU
Governo anuncia medidas na área habitacional para atender às vítimas do Litoral Norte

Governador Tarcísio de Freitas reúne secretários em São Sebastião

Crédito:Secretaria da Habitação

Você está em:

O Governo de São Paulo anunciou nesta quinta-feira, 23, em São Sebastião, medidas na área habitacional para atender as vítimas das chuvas e moradores de áreas de risco no Litoral Norte. O anúncio foi feito pelo Governador Tarcísio de Freitas e pelo secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), Marcelo Cardinale Branco. Também estava presente o presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Reinaldo Iapequino.

A SDUH já identificou dois terrenos de cerca de 20 mil metros quadrados conveniados com a Prefeitura de São Sebastião que receberão os empreendimentos habitacionais a serem executados pela CDHU. O total das moradias será definido após a finalização dos estudos de viabilidade técnica e modificações na legislação municipal para ampliar o potencial construtivo.

“Temos agora de montar soluções urgentes, atacando a questão da habitação para essas pessoas. Já conseguimos com a prefeitura de São Sebastião áreas que serão doadas para a CDHU, que assumirá as construções. Paralelamente, com a ajuda da iniciativa privada já oferecida, viabilizaremos em áreas seguras o que chamamos de Vilas de Passagem, de construção rápida. São moradias geminadas, temporárias, para abrigar essas pessoas enquanto aguardam as casas definitivas. Quando essas 100 pessoas forem para as moradias definitivas, outras 100 pessoas ocuparão as Vilas de Passagem. E assim sucessivamente”, explicou o governador Tarcísio de Freitas.

Para atendimento imediato às famílias neste primeiro momento será oferecido auxílio moradia pela Secretaria de Desenvolvimento Social com operacionalização pela CDHU. O cadastro único das famílias será feito em parceria com a Prefeitura de São Sebastião.

Outras áreas para novos conjuntos habitacionais nas localidades atingidas estão sendo identificadas para ampliar a oferta de moradias. “Mais áreas serão pesquisadas visando locações. Já iniciamos as sondagens para mais moradias em locais que possam estar disponíveis. Ao mesmo tempo, analisamos qual é o modelo melhor para essas moradias das Vilas de Passagem nos locais doados citados pelo governador’, considerou o secretário Marcelo Branco.

Também serão disponibilizadas cerca de 150 das 1.500 unidades habitacionais de um empreendimento feito com apoio da SDUH em parceria com o Governo Federal em Bertioga. O conjunto está com entrega programada para os próximos meses.

Vila Sahy

A Vila Sahy, localidade mais afetada pela tragédia, ganhará um novo plano urbanístico, com recuperação ambiental, eliminação de riscos geotécnicos e implantação de infraestrutura para transformar o local em um bairro novo.

Para auxiliar nestas ações de intervenção, o Instituto Geográfico e Cartográfico (IGC), do Governo do Estado, está fazendo o mapeamento aerofotogramétrico com resolução de 25 centímetros da área mais atingida no litoral sul de São Sebastião. Um helicóptero com equipamento de alta precisão iniciou o primeiro voo nesta manhã de quinta-feira para iniciar o mapeamento aéreo de 100 quilômetros quadrados, compreendendo o trecho entre Barra do Una e Boiçucanga, incluindo o morro da Praia Brava, entre Boiçucanga e Maresias. A área, já incluída no escopo dos projetos de mapeamento em andamento no IGC, foi priorizada para entrega do levantamento em prazo emergencial.

Esse mapeamento possibilitará análise da área atingida e a comparação com o mapeamento realizado pela Prefeitura de São Sebastião em 2022, que retrata a situação antes das chuvas ocorridas em fevereiro.

Compartilhar:
1
Crédito:Secretaria da Habitação Governador Tarcísio de Freitas reúne secretários em São Sebastião
1
Crédito:Secretaria da Habitação










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados