Governador Alckmin amplia primeira frota de ônibus a hidrogênio do país
O Brasil faz parte de um seleto grupo de países que domina a nova tecnologia; frota será usada para transporte urbano no Corredor São Mateus-Jabaquara (ABD)
- Data: 15/06/2015 11:06
- Alterado: 16/08/2023 11:08
- Autor: Redação
- Fonte: EMTU/SP
Primeira frota brasileira de ônibus a hidrogênio teve coordenação da EMTU/SP
Crédito:Daniel Guimarães
O governador Geraldo Alckmin entregou nesta segunda-feira (15), em São Bernardo do Campo, três novos ônibus movidos a hidrogênio para transporte urbano no Brasil. Trata-se da primeira frota brasileira e teve coordenação da EMTU/SP, empresa vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos. Os ônibus vão circular no trecho Diadema/Morumbi, do Corredor São Mateus-Jabaquara (ABD). O deputado federal Alex Manente (PPS/São Paulo) marcou presença no evento.
O projeto é totalmente brasileiro, desenvolvido sob Contrato de Pesquisa financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, com recursos do Global Environment Facility – GEF e da Agência Brasileira de Inovação – FINEP, por meio do Ministério de Minas e Energia.
Cabe à EMTU/SP monitorar todos os testes realizados pelos veículos e apresentar as especificações técnicas dos equipamentos. Os resultados dos testes com o protótipo serviram para aperfeiçoar o projeto dos três novos veículos fabricados no Brasil. Os testes começaram em 2010, com o lançamento de um veículo protótipo que ainda circula no Corredor São Mateus-Jabaquara (ABD), na Região Metropolitana de São Paulo.
Apenas um seleto grupo de países conseguiu desenvolver e operar ônibus com essa tecnologia, entre eles Alemanha, Canadá, Estados Unidos e agora o Brasil, que terá capacidade de produzir e comercializar os veículos. Ou seja, o projeto dos ônibus propicia e amplia a capacitação da indústria nacional.
O Consórcio fornecedor dos veículos e da estação de produção e abastecimento de hidrogênio é formado pelas empresas Ballard Power Systems, EPRI International, Hydrogenics Corporation, Marcopolo, Petrobras Distribuidora e Tuttotrasporti.
TECNOLOGIA
Essa tecnologia de propulsão é totalmente livre de emissões de poluentes (material particulado e gases de efeito estufa). Somente vapor d’água é eliminado pelo escapamento dos ônibus. Os três novos ônibus já são considerados comerciais e trazem inovações em relação ao ônibus protótipo lançado em 2010:
– Nacionalização de todo o sistema de tração
– Maior capacidade de carregamento de passageiros
– Aperfeiçoamento dos sistemas de controle e integração a bordo
FAUNA BRASILEIRA É HOMENAGEADA
Com o objetivo de homenagear a conquista da engenharia nacional e associar visualmente os ônibus à tecnologia ambiental integralmente desenvolvida no Brasil, as carroçarias dos veículos foram decoradas com desenhos de pássaros representativos de nossa fauna, que servirão para identificá-los.
O primeiro ônibus recebeu o nome de Ararajuba, ave da região Amazônica que representará as regiões Norte e Nordeste. O segundo ônibus será o Tuiuiú, ave símbolo do Pantanal. Presente em todo o Centro Oeste, é uma das mais representativas da fauna brasileira. O terceiro recebeu o nome de Sabiá Laranjeira, considerada por decreto Presidencial como um dos quatro símbolos nacionais.