Google Workspace: como funciona e para que serve?
Conheça os recursos e as ferramentas de produtividade oferecidas pelo Google Workspace (antigo G Suite)
- Data: 01/05/2023 09:05
- Alterado: 01/05/2023 09:05
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
Crédito:Envato
O Google Workspace é mais uma solução do Google que busca oferecer recursos exclusivos para empresas. A plataforma faz parte de um extenso conjunto de produtos para negócios disponibilizados pelo Google e direcionados a diversas atuações no mundo digital. Esses serviços são amplamente conhecidos e utilizados por profissionais de múltiplas áreas, incluindo o marketing digital.
Com a evolução dos hábitos de consumo, trabalho e divulgação de marcas na internet, o Google busca acompanhar essas transformações, atualizando as suas plataformas e trazendo novidades constantemente. Nesse sentido, o Google Workspace foi lançado com o objetivo de integrar diferentes aplicativos de produtividade e novos recursos do próprio Google para o mercado corporativo.
O que é o Google Workspace?
Antigamente chamado de G Suite, o Google Workspace foi apresentado para o público geral em 2020 com a proposta de reformular a plataforma antiga (G Suite), lançar recursos diferentes e trazer mais integração com os serviços do Google para negócios. Assim, o Google Workspace surgiu para reunir em um só lugar as principais ferramentas da empresa como o Gmail, Agenda, Meet, Chat, Docs, Drive e vários outros programas baseados em nuvem.
O ponto central das mudanças na plataforma está concentrado em auxiliar o trabalho remoto de equipes com ferramentas de comunicação, produtividade e colaborativas. Isso significa que os profissionais contam com mais possibilidades de interação com os colegas da mesma equipe dentro dos programas do Google. Dessa forma, empresas de todos os tamanhos podem utilizar o Google Workspace para gerenciar e otimizar as tarefas, facilitar a criação de conteúdo colaborativo, auxiliar no compartilhamento de informações e fornecer limites especiais em armazenamento da nuvem, reuniões e apresentações online.
Como funciona o Google Workspace?
O Google Workspace funciona através da contratação de um plano de assinatura mensal por usuário, em que os recursos e limites estão disponíveis de acordo com o pacote selecionado. Os principais benefícios incluem:
– a criação de e-mail personalizado com o domínio da empresa na estrutura do Gmail, por exemplo, “funcioná[email protected]”;
– serviço de armazenamento em nuvem compartilhado para que todos os colaboradores cadastrados tenham acesso aos arquivos;
– colaboração em documentos, planilhas e apresentações em tempo real e simultaneamente;
– funcionalidade para marcar pessoas da equipe com @ em documentos e visualizar as informações dos funcionários mencionados;
– agendas compartilhadas com integração do Google Agenda de cada colaborador;
– videochamadas com 100 ou mais participantes;
– opções de segurança, controle para proteção de dados e suporte padrão do Google.
O Google Workspace conta com três formatos de planos para pequenas e médias empresas com os pacotes Business Starter, Business Standard e Business Plus. Esses planos possuem preços determinados e que aumentam gradativamente conforme os recursos, ferramentas e limites de armazenamento e participantes em videochamadas. O plano Enterprise é focado em soluções para grandes empresas e está disponível apenas por meio do contato com a equipe de vendas.
A Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades.