Google Search Console: o que é e por que utilizar?
Conheça o serviço do Google para melhorar os resultados do seu site
- Data: 08/08/2022 15:08
- Alterado: 08/08/2022 15:08
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
Crédito:
O Google oferece um amplo conjunto de ferramentas para alavancar empresas na internet. Entre os recursos disponíveis, podemos encontrar desde plataformas para análise de dados sobre sites até o monitoramento de tendências, como o Google Analytics, o Google Meu Negócio, o Google AdSense e o Google Trends. O Google Search Console faz parte desse conjunto de ferramentas e permite monitorar informações sobre a presença de sites nos resultados de pesquisa do Google. Assim, o Search Console fornece dados importantes para o gerenciamento do site e as estratégias do marketing digital, como o SEO, por exemplo.
O que é o Google Search Console?
O Google Search Console é um serviço gratuito que possibilita acessar ferramentas e relatórios sobre a performance de um site na rede de pesquisa do Google. Através dos recursos da plataforma, é possível avaliar o tráfego e o desempenho do site no buscador, identificar problemas e alavancar páginas nos resultados de pesquisa. Isso significa que o Search Console auxilia no gerenciamento de sites, em análises sobre a sua indexação no Google e na maneira que o site está sendo exibido nas buscas para o seu público-alvo. Com essas informações, os profissionais responsáveis pela gestão de um site podem garantir que as suas páginas sejam encontradas da melhor forma nos resultados de pesquisa do Google.
Quais os principais recursos do Google Search Console?
O conjunto de ferramentas e relatórios do Google Search Console é amplo e permite:
- Verificar se o Google consegue encontrar e rastrear o site;
- Receber alertas sobre problemas no site e informar ao Google quando forem corrigidos, como problemas com a indexação ou indícios de invasão, por exemplo;
- Solicitar a reindexação da página quando houver conteúdo novo ou atualizado;
- Encontrar os sites que possuem links direcionados para o site que está sendo analisado;
- Acompanhar relatórios sobre desempenho do site no buscador com informações sobre a frequência que o site aparece, quais buscas exibem o site e a sua posição nos resultados de pesquisa;
- Analisar os dados de tráfego das buscas no Google para o site, como a quantidade de impressões e cliques, entre outras informações.
Com esses recursos, o Search Console possibilita resolver pendências do site com mais rapidez, garantir o rastreamento correto do site pelo Google e compreender a origem e as características dos acessos de visitantes. Além da resolução de problemas no site, essas vantagens permitem potencializar estratégias importantes do marketing digital, como identificar pontos de aperfeiçoamentos para o SEO e desenvolver estratégias de link building para melhorar o ranqueamento das páginas do site cada vez mais.
Para utilizar o Google Search Console, é necessário fazer um cadastro na plataforma com uma conta do Google. Após a inscrição, o usuário precisa adicionar e confirmar a propriedade do seu site, ou seja, adicionar um domínio ou prefixo de URL e comprovar que é proprietário do site. O próprio Google mostra o passo a passo para concluir a verificação.
A Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades.