‘Golpe do delivery’ de comida leva a prejuízo de até R$ 4,6 mil
Visor de máquina de cartão adulterado faz consumidor pagar mais por refeição; aplicativo diz que vai ressarcir clientes
- Data: 04/10/2019 10:10
- Alterado: 04/10/2019 10:10
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:Reprodução
Imagine encomendar pelo aplicativo um burrito por R$ 35, digitar a senha do cartão quando o entregador chega e descobrir depois que o pedido, na verdade, custou R$ 2 mil. Foi o que aconteceu com a produtora cultural Thássia Moro no último dia 14, quando ela foi vítima do “golpe do delivery”. Além dos R$ 2 mil tirados dela no cartão de débito – e que a fizeram entrar no cheque especial –, os criminosos passaram R$ 1,2 mil no crédito.
“Eu pagava e dava erro, e nisso foram várias tentativas, no crédito e no débito, com dois cartões diferentes”, contou Thássia, que registrou boletim de ocorrência e tenta reaver o dinheiro com o app iFood, por onde fez o pedido. “Tentei falar com o iFood de todas as maneiras, fiz reclamação. Disseram que iam me pagar até o dia 26, mas isso não aconteceu até agora”, explica ela, que agora estuda levar o caso à Justiça.
Segundo Thássia, o delegado que a atendeu suspeita que os bandidos consigam alterar as mensagens que aparecem no visor na máquina enquanto as compras vão sendo efetuadas. Dessa forma, a mensagem de erro pode esconder um débito na conta corrente, por exemplo.
Já o iFood explicou que crimes como esse acontecem quando entregadores usam máquinas de pagamentos não vinculadas à empresa e, “se aproveitando da distração dos consumidores”, adulteram o valor da compra.
Outra vítima do golpe foi o gerente de projetos Luis Sanches. No caso dele, a comida indiana de R$ 108,50 era para o seu jantar de aniversário.
“Pedi para pagar na entrega por medo de digitar meus dados online. Já tive cartões clonados por três vezes no último ano e achei que passando o cartão na máquina seria mais seguro.”
Luis pegou apressado as sacolas das mãos do motoboy depois de digitar a senha em uma máquina com o visor danificado. Segundo o entregador, uma queda sofrida por ele teria arranhado o aparelho. No dia seguinte, o cliente reparou na mensagem de texto em seu celular que acusava pagamento de R$ 4.621,68 na noite anterior, valor parcelado em nove vezes.
Ao Estado, o iFood disse estar ciente dos golpes aplicados e que “atuou rapidamente, desativando o cadastro dos envolvidos, quando comprovada a conduta ilícita do entregador”. A plataforma argumentou ainda que seus entregadores operam “de forma independente” e que a função do iFood é meramente “conectar restaurantes, entregadores e consumidores”.
Apesar disso, a empresa se comprometeu a ressarcir os clientes lesados e orienta que vítimas de golpes “devem entrar em contato pelos canais oficiais de atendimento ao cliente via aplicativo, enviando o boletim de ocorrência e extrato bancário para que a empresa possa retornar o mais breve possível”.
O iFood se tornou a plataforma preferida dos golpistas justamente por permitir pagamentos na entrega dos pedidos, em dinheiro, cartão de crédito, cartão de débito ou vale-refeição. É nesta modalidade que os criminosos conseguem enganar os clientes e aplicar os golpes. Os concorrentes UberEats e Rappi só permitem que os pagamentos sejam feitos online, com cartões de crédito ou débito cadastrados nos seus apps, o que evita golpes do delivery.
CABE AO APLICATIVO RESSARCIR VALOR, DIZ ESPECIALISTA
Segundo o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), José Pablo Cortes, uma vez que o cliente identifica ter sido vítima do golpe, o primeiro passo é entrar em contato com o emissor do cartão e comunicar o ocorrido. O segundo é avisar o aplicativo e pedir o ressarcimento.
“E sempre documentando tudo. É necessário anotar o protocolo, se possível até gravar ligações”, orienta.
Cabe ao aplicativo, de acordo com Cortes, reaver o valor perdido, uma vez que o entregador golpista está a serviço da plataforma.
“Quem tem um negócio assume o risco desse negócio”. Ainda segundo o especialista, se for comprovada a intenção de fraude do entregador, ele pode responder pelo crime de estelionato.
DICAS: Veja como se prevenir do ‘golpe do delivery’
Sempre que possível, pague por meio do aplicativo, e não pelo cartão de crédito ou débito na hora da entrega.
Peça para o entregador tirar o capacete e tente fazer o pagamento em um ambiente que esteja sendo filmado.
Certifique-se de que o valor digitado na máquina de pagamentos corresponde ao valor do pedido. Se a máquina estiver danificada a ponto de dificultar a visualização do valor, se recuse a pagar e peça por outro equipamento.
Ative no seu banco o serviço de informe por SMS de pagamentos feitos no crédito e no débito. Assim que fizer o pagamento, confira a notificação enviada por mensagem.