Gilberto Gil debate o lugar das artes na interpretação da crise brasileira durante evento
Também são convidados do 3º dia do evento que vai até 19/11, Laymert Garcia dos Santos e João Paulo Capobianco
- Data: 09/11/2021 10:11
- Alterado: 09/11/2021 10:11
- Autor: Redação
- Fonte: Instituto Cultura e Democracia
Gilberto Gil
Crédito:Divulgação
Não é novidade que o Brasil vive um período desafiador para a Cultura e a Democracia. Como forma de debater as diversas frentes que estão sendo atacadas, três importantes organizações se uniram e realizam de 8 a 19 de novembro, o evento Seminários Cultura e Democracia de forma online, gratuita e interativa. Mais informações no site do evento.
Organizado pelo Instituto Cultura e Democracia, pela Fundação Friedrich Ebert (FES) Brasil e pela Fundação Perseu Abramo, os Seminários Cultura e Democracia estão divididos em três ciclos de debates que serão distribuídos em nove manhãs.
No terceiro dia evento (10/11), das 9h30 às 12h, Gilberto Gil, cantor compositor e ex-ministro da cultura faz uma participação especial no Seminário Cultura, Sustentabilidade e Democracia, que abordará o papel das linguagens na ampliação da democracia e o lugar das artes na interpretação da crise brasileira. São palestrantes deste tema: Laymert Garcia dos Santos, sociólogo e professor da UNICAMP; João Paulo Capobianco, biólogo, fotógrafo, ambientalista e vice-presidente do Instituto Democracia e Sustentabilidade e Sylvia Siqueira, Jornalista e educadora, diretora executiva da Nossa América Verde. O painel será moderado por Juliana Cézar Nunes, coordenadora-geral do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF, que é graduada em Comunicação Social e especialista em Bioética.
Se linguagem e interpretação possuem relação simbiótica, quais os mecanismos que o estado autoritário utiliza para corroer essas bases? Censura e guerra híbrida podem ser o ponto de partida dessa mesa que vai aprofundar os mecanismos de legitimação da necropolítica brasileira. São alguns das reflexões que os especialistas irão propor aos participantes do evento.
Os Seminários Cultura e Democracia serão transmitidos em tempo real pelo Youtube no Canal da Fundação Perseu Abramo pelo canal Seminários Cultura e Democracia. O público poderá interagir, via chat e ao final de cada Seminário com perguntas e respostas para as convidadas e convidados.
Confira a programação completa do evento
Seminários Cultura e Democracia
Quando: 8 a 19 de novembro
Horário: período da manhã (Entre 9h30 e 12h)
Onde: transmissão ao vivo no Canal da Fundação Perseu Abramo no Youtube e pelo canal Seminários Cultura e Democracia.
Mais informações: https://culturaedemocracia.com.br/
Gratuito e online
Redes Sociais do evento:
Instagram: https://www.instagram.com/culturaedemocracia.seminarios/
Lista de transmissão no Telegram: https://t.me/joinchat/eo1O-3Eu-Gk2YjBh
Programação completa: https://culturaedemocracia.com.br/programacao/