Gênero, raça e diversidade norteiam atividades das Fábricas de Cultura em abril
Entre os destaques estão bate-papos sobre gordofobia e população negra LGBTQIA+, espetáculo teatral Cálice, do Coletivo Mariás, e exposição em Diadema
- Data: 20/04/2022 13:04
- Alterado: 17/08/2023 05:08
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A unidade Capão Redondo promoverá a atividade Produção Musical Executiva com Cida Gonçalves
Crédito:Larissa Infante
As Fábricas de Cultura, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e gerenciadas pela Poiesis, irão promover atividades que destacam as questões de gênero, raça e identidade nas programações de abril das unidades da Zona Norte (Brasilândia, Vila Nova Cachoeirinha e Jaçanã) e da Zona Sul (Jardim São Luís e Capão Redondo), além de Diadema. Todas as atividades são presenciais. Confira os destaques da programação:
No dia 19 de abril, a partir das 19h, a Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha exibirá o episódio Cidade de Quem? da série documental Quilombo Brasil (2015), desenvolvida pelo Coletivo Política do Impossível e a Rede Mocambos. A produção discute a presença dos quilombos no passado, presente e futuro do Brasil.
No mesmo dia e horário, a Fábrica do Capão Redondo realizará o bate-papo Produção Musical Executiva com a produtora Cida Gonçalves, que abordará aspectos básicos da produção executiva com ênfase em seu trabalho com artistas negros, principalmente na área da música.
Também no dia 19 de abril, mas às 19h30, a Fábrica de Cultura Brasilândia recebe o Projeto (R)EXISTA para um bate-papo sobre sua atuação em prol da visibilidade da vivência e existência da população negra LGBTQIA+. O projeto trabalha para desconstruir estereótipos e dar visibilidade à representação não marginalizada nas comunidades.
Outra temática abordada na programação é a inclusão. Na formação Tradução de Músicas para Libras, Ricieri Palha, tradutor com mais de 10 anos de experiência na esfera artística, ensinará o processo de construção da tradução da língua portuguesa para a língua de sinais, apresentando as técnicas, estratégias e preparação da equipe de intérpretes para um evento artístico. A formação ocorre no dia 20 de abril, às 15h, na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha. Não é necessário se inscrever.
O dia 20 de abril também estará movimentado na Fábrica de Cultura Jaçanã que realizará a 1ª edição do Sarau Amor de Quebrada, a partir das 17h. A proposta é reunir as narrativas de artistas da região do Jaçanã e Tremembé para uma partilha sobre amor, paz, justiça, amizade e encontros através de diversas linguagens, como: música, danças, performances, artes visuais e ensaios poéticos sobre o cotidiano e as pessoas.
Dia 26 de abril, a partir das 10h, o Coletivo Mariás apresenta Cálice, espetáculo que tem como norte o corpo que sangra, nutre, gera vida e tem o dom de curar. Esse corpo ambíguo que é forte e frágil, firme e gentil, profano e sagrado. Assim, o Coletivo Mariás apresenta quatro corpos que sangram em um único corpo cênico no espetáculo: Cálice. A apresentação será na Fábrica de Cultura Brasilândia.
A programação do mês será finalizada com atividades focadas nos debates sobre gordofobia. No dia 29 de abril, às 18h30, a unidade Jaçanã convida Lu Big Queen, produtora cultural, influencer preta, performer, modelo gorda, dançarina, atriz e ativista decolonial para falar sobre a emancipação e libertação de corpos de pretas e gordas.
Já às 19h30, a Fábrica de Cultura Diadema promove a intervenção-debate Poesia Através das Estrias. Nessa intervenção, três mulheres pretas questionam a relação de tempo/espaço trazendo visões pretas, periféricas com a poesia, dança, canto e ancestralidade, traçando um caminho com dados estatísticos dos lugares de solidão afetiva na perspectiva do corpo negro e gordo.
EXTRA: Até o dia 28 de maio, a unidade Diadema recebe a exposição Laboratório Diadema, que reúne trabalhos desenvolvidos pelos alunos da Escola da Cidade no 1º semestre de 2021 em parceria com a Prefeitura de Diadema. Os trabalhos de arquitetura buscam refletir sobre o habitat nas periferias a partir de territórios que apresentam características de centros de bairros, adequando sua arquitetura ao entorno para criar territórios de convivência. É possível conferir os trabalhos expostos na unidade de terça a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 17h.
Para entrada nos prédios das Fábricas de Cultura é obrigatório a apresentação do comprovante de vacinação contra Covid-19, com duas doses ou dose única, de acordo com o decreto nº 60.989, da PMSP. Em razão do avanço da pandemia, algumas atividades podem ser alteradas ou canceladas. Antes de ir, entre em contato com a unidade. As unidades do programa recomendam o uso da máscara de proteção nos ambientes internos.
A programação completa pode ser acessada pelo hotsite +Cultura e no site das Fábricas de Cultura.
SERVIÇO:
Fábrica de Cultura Brasilândia
PROJETO (R)EXISTA!
19/4 — Terça-feira — 19h30
Faixa Etária: maiores de 16 anos
Lotação máxima: 40 pessoas
Local: Av. General Penha Brasil, 2508 – Vila Nova Cachoeirinha – São Paulo/SP
CÁLICE COM COLETIVO MARIÁS
26/4 — Terça-feira — 10h
Atividade Livre
Lotação máxima: 40 pessoas
Local: Av. General Penha Brasil, 2508 – Vila Nova Cachoeirinha – São Paulo/SP
Fábrica de Cultura Capão Redondo
PRODUÇÃO MUSICAL EXECUTIVA COM CIDA GONÇALVES
19/4 — Terça-feira — 15h
Faixa Etária: Atividade Livre
Descrição do Público: Classificação indicativa: 14 anos.
Lotação máxima: 40 pessoas
Local: Rua Bacia de São Francisco, s/n – Conjunto Habitacional Jardim São Bento – São Paulo/SP
Fábrica de Cultura Diadema
A POESIA ATRAVÉS DAS ESTRIAS
29/4 — Sexta-feira — 19h30
Faixa Etária: maiores de 14 anos.
Lotação máxima: 40 pessoas
Local: Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema/SP
EXPOSIÇÃO “LABORATÓRIO DIADEMA”
Até 28/5 — Terça a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados das 10h às 17h
Atividade Livre
Lotação máxima: 40 pessoas
Local: Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema/SP
FICHA TÉCNICA:
Realização
Prefeitura de Diadema e Escola da Cidade
Curadoria e expografia
Luiz Fellipe Machado e Luiz Sobral Fernandes
Conselho Técnico Escola da Cidade
Guilherme Paoliello e Felipe Noto
Apoio
Fábrica de Cultura Diadema
Fábrica de Cultura Jaçanã
SARAU AMOR DE QUEBRADA
20/04 — Quarta-feira — 17h
Atividade Livre
Lotação máxima: 40 pessoas
Local: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 – Conjunto Habitacional Jova Rural – São Paulo/SP
GORDOFOBIA NÃO É PIADA – BATE-PAPO COM LU BIG QUEEN
29/04 — Sexta-feira — 18h30
Atividade Livre
Lotação máxima: 40 pessoas
Local: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 – Conjunto Habitacional Jova Rural – São Paulo/SP
Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
QUILOMBO BRASIL – CIDADE DE QUEM?
19/4 — Terça-feira — 15h
Atividade Livre
Lotação máxima: 40 pessoas
Local: Rua Franklin do Amaral – de 701/702 ao fim, 1575 – Vila Nova Cachoeirinha – São Paulo/SP
TRADUÇÃO DE MÚSICAS PARA LIBRAS COM RICIERI PALHA
20/4 — Quarta-feira — 15h
Atividade Livre
Lotação máxima: 40 pessoas
Local: Rua Franklin do Amaral – de 701/702 ao fim, 1575 – Vila Nova Cachoeirinha – São Paulo/SP