Furacão Delta chega à costa americana: fenômeno marca quebra de recorde
É o décimo furacão registrado no ano, quebrando recorde de 1916; milhares ficam sem eletricidade e até mesmo deixam suas casas
- Data: 10/10/2020 12:10
- Alterado: 10/10/2020 12:10
- Autor: Redação
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:
O furacão Delta atingiu a costa perto de Creole, Louisiana, na noite desta sexta-feira, 9, atingindo a área que foi destruída pelo furacão Laura há apenas seis semanas.
O fenômeno teve categoria dois, com ventos de 155 km/h, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês),.sendo rebaixado para categoria 1 após tocar a terra pela tarde, em uma escala que vai até 5.
Esperava-se que uma rápida tempestade atingisse o estado, mas os moradores foram alertados para se prepararem para possíveis tornados e enchentes. O Sudoeste e centro-sul da Louisiana podem ver até 38 centímetros de chuva até o sábado. Ao menos 317 mil pessoas ficaram sem eletricidade na Louisiana e na Costa do Golfo do Texas.
A Guarda Nacional dos EUA foi mobilizada, enquanto a população da costa do estado, no sudeste do país, abandonou suas casas, diante da ameaça de fortes tempestades e inundações.
O Delta se tornou o décimo furacão a tocar terra americana neste ano, um recorde, informaram meteorologistas. O recorde anterior foi de nove tempestades e aconteceu em 1916. Seis desses fenômenos climáticos atingiram o estado de Louisiana, que ainda se recupera do estrago causado pelo furacão Laura, que atingiu a costa dos Estados Unidos como categoria 4 em final de agosto.
O National Hurricane Center previu ocorrências de tempestades de até 3 metros na Baía de Vermilion, ao sul de Lafayette, Louisiana. Um alerta de tempestade estava em vigor de High Island, Texas, até a foz do Rio Pérola, perto de Nova Orleans, enquanto um alerta de furacão foi emitido de High Island, Texas, para Morgan City, Louisiana, disse o centro.