Fundo Social de São Paulo apresenta Praça da Cidadania de Itaquaquecetuba
Projeto já está em fase de licitação e obras devem ser entregues à comunidade no primeiro semestre de 2023
- Data: 31/08/2022 17:08
- Alterado: 15/08/2023 23:08
- Autor: Redação
- Fonte: FUSSP
Arquiteto e urbanista do Fundo Social
Crédito:Divulgação: FUSSP
O Fundo Social de São Paulo apresentou nesta segunda-feira, 29, a Praça da Cidadania de Itaquaquecetuba durante uma reunião de processo participativo com a prefeitura da cidade na sede da Secretaria Municipal de Educação.
O encontro contou com a presença do prefeito, Eduardo Boigues e de secretários municipais. A apresentação do projeto da praça foi realizada pelo arquiteto e urbanista do Fundo Social, Rodrigo Fernando, e pelo Chefe de Gabinete, José Toledo Marques.
O prefeito falou da importância do investimento para o município. “O bairro Marengo foi escolhido por ser um local de vulnerabilidade social e com fácil acesso ao transporte público. Vamos estimular a geração de renda e a autonomia financeira da nossa população. Estamos ansiosos para ver o projeto finalizado”, disse Eduardo Boigues.
Além da apresentação do projeto, houve consulta sobre as principais necessidades relacionadas a cursos profissionalizantes para os munícipes do entorno. Paralelamente aos equipamentos de lazer e esportes, o projeto Praça da Cidadania disponibiliza qualificação profissional nas áreas de Moda, Beleza, Gastronomia, Construção Civil, Informática e Empreendedorismo.
As praças são equipamentos inovadores para a promoção da cidadania, inclusão social e qualificação profissional que estimula a geração de emprego, o empreendedorismo e a autonomia financeira da população. Além disso, é um equipamento integrador de políticas públicas, com a oferta de serviços de outros órgãos e parceiros da iniciativa privada.
Atualmente o programa já tem 4 unidades em funcionamento: Santo André, Guarulhos e duas na capital, em Paraisópolis e Vila da Paz. Outras 6 unidades já estão em obras nas cidades de Itapevi, Santos, Cubatão, Ribeirão Preto e Osasco e também no Parque Heliópolis, na capital paulista. Outras 14 unidades estão em desenvolvimento, em fase de contratação das obras ou em fase de desenvolvimento dos projetos executivos.
O projeto da praça de Itaquaquecetuba já está em licitação e as obras devem começar em outubro. A previsão de entrega da praça para comunidade é no primeiro semestre de 2023.