Fundo Brasil anuncia projetos selecionados
Por meio do Edital Anual 2013, serão doados 800 mil reais, distribuídos entre 20 projetos que combatem a violência institucional e a discriminação
- Data: 05/07/2013 14:07
- Alterado: 05/07/2013 14:07
- Autor: Redação
- Fonte: Fundo Brasil
Crédito:
O Fundo Brasil de Direitos Humanos publicou dia 2 o resultado da seleção de projetos do Edital Anual 2013. Serão contempladas 20 propostas distribuídas em 13 estados do País, sendo quatro do Sudeste. Dois grupos de São Paulo tiveram iniciativas aprovadas e vão receber recursos para colocá-las em prática.
A Articulação Política de Juventudes Negras estará à frente do projeto "Rodas de conversas sobre juventudes negras: Identidade, desenvolvimento e genocídio"; e o grupo Filhos do Abassá | Abassá de Oxum e Oxóssi | Movimento Nacional Nação Bantu – MonaBantu-SP é responsável pela iniciativa "Defesa e garantia de uso dos territórios sagrados da grande São Paulo pelos povos e comunidades tradicionais de matriz africana".
Em todo o país, as iniciativas têm como objetivo combater a violência institucional e a discriminação, promovendo os direitos humanos de povos indígenas e comunidades tradicionais, do público LGBT, de pessoas vivendo com HIV/AIDS e seus familiares, das mulheres negras, das trabalhadoras domésticas, das populações atingidas por grandes empreendimentos em área urbana ou rural, das crianças, adolescentes e jovens moradores das periferias.
Recursos
A novidade deste ano ficou por conta do aumento do valor doado a cada projeto. Foram aceitas propostas com orçamento entre 20 mil e 40 mil reais, de até um ano de duração. Nos editais anteriores esse teto era de 25 mil reais.
Durante a seleção, foram priorizadas as organizações que dispõem de poucos recursos e dificuldades de acessar outras fontes de recursos. A diversidade temática e geográfica também foram consideradas no processo seletivo.
O Fundo Brasil de Direitos Humanos realiza editais para seleção de projetos desde 2007. Com os novos projetos, a fundação alcançou a marca de 196 iniciativas apoiadas, destinando 5 milhões de reais em doações para indivíduos e grupos que atuam em defesa dos direitos humanos em todo País.
PROJETOS APOIADOS EM SÃO PAULO
Articulação Política de Juventudes Negras
Projeto: Rodas de conversas sobre juventudes negras: Identidade, desenvolvimento e genocídio
Valorizar o direito de viver da juventude negra brasileira; defender direitos humanos; contribuir no enfrentamento do genocídio sistemático que a juventude negra está exposta no país, por meio de rodas de conversa, de problematização, reflexão e ação sobre o tema identidade, desenvolvimento e genocídio das juventudes negras.
Filhos do Abassá | Abassá de Oxum e Oxóssi | Movimento Nacional Nação Bantu – MonaBantu-SP
Projeto: Defesa e garantia de uso dos territórios sagrados da grande São Paulo pelos povos e comunidades tradicionais de matriz africana
Colaborar para a defesa dos territórios sagrados dos povos tradicionais de matriz africana na região metropolitana de São Paulo, que estão sendo ameaçados pelo racismo ambiental, provocado pela violência institucional dos municípios e suas instituições. Tal defesa será realizada por meio do mapeamento desses territórios em situação de conflito, fomentando o debate entre o poder público e os terreiros e propondo mecanismos que garantam a permanência, o uso e a preservação desses espaços.