Fundação das Artes apresenta exposição gratuita de xilogravura em SCS
A ação faz parte do projeto Exposições 2022, da Escola de Artes Visuais da Fundação das Artes, que neste ano trouxe ao público diversas mostras de professores e alunos
- Data: 09/11/2022 14:11
- Alterado: 15/08/2023 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: Fundação das Artes
Exposição “Histórias Gravadas”
Crédito:Divulgação
A Fundação das Artes de São Caetano do Sul receberá, de 9 de novembro a 12 de dezembro, a exposição “Histórias Gravadas”, do artista plástico Bruno Andrade. Com 50 obras, a exposição apresenta a técnica de xilogravura, na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre o papel ou outro suporte adequado, processo semelhante ao do carimbo.
Com curadoria de Valdo Rechelo, professor e coordenador da Escola de Artes Visuais da Fundação das Artes, a exposição conta com o apoio do Núcleo de Pesquisa em Curadoria e Linguagem Pedagógica do Ateliê de Artes Visuais.
Autor das obras expostas, Bruno Andrade é um artista conectado ao seu tempo e desenvolve sua poética usando a linguagem da Xilogravura como forma de expressão. Em suas imagens, ele narra pequenos dramas da vida cotidiana, muitas vezes imperceptíveis a olhares menos atentos, revelando sutilezas e nos convidando a um passeio por histórias anônimas que passam a povoar nosso imaginário.
Na matriz de madeira, o artista grava suas impressões do mundo e compartilha generosamente o que absorveu em suas andanças, devolvendo ao observador imagens com grande teor emocional e, muitas vezes, questionadoras. Suas gravuras prestam uma comovente homenagem à natureza e às pessoas que nela vivem, com grande carga de verdade.
A obra do Bruno revela a força de sua personalidade, ficando gravada na sutileza dos sinais a beleza e mistérios que habitam suas observações, que não esgotamos em descobrir riquezas.
Veja algumas obras do artista neste link:
Exposições 2022
A ação faz parte do projeto Exposições 2022, da Escola de Artes Visuais da Fundação das Artes, que neste ano trouxe ao público diversas mostras de professores e alunos (crianças, adolescentes e adultos), com variadas técnicas, como pintura acrílica, pintura em guache, aquarela, desenho, cerâmica, xilogravura, entre outras.
“O aluno é estimulado a se expressar livremente, apenas seguindo direcionamentos e técnicas, mas preservando a essência de cada indivíduo nas obras. Nos cursos do Ateliê de Artes Visuais, buscamos preservar a liberdade de expressão”, afirma o coordenador do Ateliê de Artes Visuais, Valdo Rechelo.