Fundação CASA tem mais de 4 mil jovens inscritos na 18ª OBMEP
Adolescentes em internação participam da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática em maio
- Data: 25/05/2023 10:05
- Alterado: 25/05/2023 10:05
- Autor: Redação
- Fonte: Fundação CASA
Crédito:Fundação CASA
Um grupo de 4.026 adolescentes que cumprem (ou cumpriram) medida socioeducativa de internação em 81 centros de atendimento da Fundação CASA, localizados em 43 municípios paulistas, estão inscritos na 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), cujas provas da primeira fase acontecem no dia 30 de maio. Foram inscritos 660 adolescentes no nível I, 1.278 no nível II e 2.088 no nível III.
Criada em 2005, a OBMEP é uma competição destinada a estudantes de escolas públicas e privadas brasileiras, composta por duas fases e dividida em três níveis: I, destinada a alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; II, para estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; e III, para os que estudam nas três séries do Ensino Médio.
Os jovens estão (ou estavam) internados nas cidades de São Paulo, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, Arujá, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Franco da Rocha, Atibaia, São Vicente, Guarujá, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Caraguatatuba, Jacareí, Lorena, São José dos Campos, Taubaté, Campinas, Limeira, Piracicaba, Mogi Mirim, Araçatuba, São José do Rio Preto, Mirassol, Irapuru, Lins, Marília, Presidente Bernardes, Botucatu, Sorocaba, Cerqueira César, Bauru, Itapetininga, Iaras, Ribeirão Preto, Sertãozinho, Taquaritinga, Franca, São Carlos e Araraquara.
A OBMEP é realizada pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Os ministérios da Educação (MEC) e Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) investem recursos na promoção da iniciativa.
“A OBMEP é uma oportunidade para os adolescentes da Fundação CASA participarem de um processo de inclusão social em uma competição que atende a todos os estudantes, independentemente da condição de estar privado de liberdade”, avalia o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes.
Na primeira etapa, os adolescentes em internação respondem à prova objetiva, eliminatória, composta por 20 questões de múltipla escolha, com cinco opções de resposta a cada pergunta. No geral, serão duas horas e trinta minutos para responder. O teste terá aplicação pelos professores das escolas vinculadoras.
Na Fundação CASA, os jovens estudam conteúdo programático da rede pública estadual e têm aulas com professores das escolas vinculadoras, as escolas estaduais em que são formalmente matriculados. A educação escolar nos centros socioeducativos, portanto, ocorre em parceria com a Secretaria do Estado da Educação (SEE), com coordenação da Gerência de Governança da Educação (GGE) da Instituição.
A divulgação dos classificados para a 2ª fase deve ocorrer no dia 02 de agosto. Nessa etapa, os estudantes classificados responderão a uma prova discursiva com seis questões, prevista para ocorrer no dia 07 de outubro.
Para a 2ª etapa são classificados os estudantes que obtiveram as maiores notas na prova da 1ª fase, selecionados em ordem decrescente de nota, dentro do número máximo de vagas disponíveis para cada escola na etapa seguinte.