Funarte SP oferece programação gratuita e a preços populares
Sentido Paisagem Exposição de Rubens Zaccharias Jr, Mirla Fernandes e Alexandre Ignácio Alves Galeria Mario Schenberg – Complexo Cultural Funarte SP De 02 de abril a 01 de maio | De terça a domingo, das 14h às 19h Entrada franca | Classificação etária indicativa: livre O projeto desta exposição coletiva reúne três abordagens que se […]
- Data: 08/04/2022 10:04
- Alterado: 17/08/2023 06:08
- Autor: Redação
- Fonte: Funarte SP
Animais do Bosque Real - Exposição de Giseli Duarte
Crédito:Divulgação
Sentido Paisagem
Exposição de Rubens Zaccharias Jr, Mirla Fernandes e Alexandre Ignácio Alves
Galeria Mario Schenberg – Complexo Cultural Funarte SP
De 02 de abril a 01 de maio | De terça a domingo, das 14h às 19h
Entrada franca | Classificação etária indicativa: livre
O projeto desta exposição coletiva reúne três abordagens que se relacionam com a paisagem e suas correlações com a visualidade e o espaço contemporâneo. Expressões heterogêneas de três artistas que discutem a arte contemporânea, suas linguagens e significações.
Integra a exposição a série Paisagem Mínima, de Rubens Zaccharias Jr, composta de quatro pinturas a óleo sobre tela que retratam céus, praias e horizontes. Segundo o artista, os trabalhos exploram “possibilidades expressivas que remetem às relações entre humano e natureza”.
Mirla Fernandes, por sua vez, exibe uma tela e dez pinturas em papel e que “retratam a paisagem urbana com intervenção da natureza”. A série Repavimentação mescla imagens de cidades brasileiras, através de vários ângulos, com pinturas de vegetação.
A exposição traz também pinturas a óleo sobre tela de Alexandre Ignácio Alves. São dezessete trabalhos do tema Paisagens de Exceção, um registro de paisagens imaginárias não pertencentes ao bioma representado na obra, figurados como lugares alusivos ao inconsciente.
Segundo os artistas, as três abordagens se referem simultaneamente à degradação da natureza, do espaço público e do espaço subjetivo – uma repercutindo na outra. Trata-se de uma discussão sobre a paisagem e suas complexas articulações com a imagem e a arte.
Projeto recebido pela Chamada Pública para Permissão de Uso dos Espaços da Funarte SP – janeiro a março de 2022
Afroplural – Onde começa o Mundo?
Exposição de Wilton Garcia
Galeria Flávio de Carvalho – Complexo Cultural Funarte SP
De 12 de março a 17 de abril | De terça a domingo, das 14h às 19h
Entrada franca | Classificação etária indicativa: livre
Com curadoria de Luciano Maluly, professor da Escola de Comunicação e Artes da USP, a exposição propõe uma reflexão sobre o sujeito contemporâneo pelo prisma de conceitos como sustentabilidade, sintonia com o ambiente, consumo e diversidade. Segundo o curador, na procura por experimentar diferentes e novos suportes, Wilton Garcia aproveita “impressões e vestígios do cotidiano”, reconfigurando-os de forma criativa e subjetiva. Com 20 anos de carreira como artista visual, Garcia fez doutorado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e, atualmente, é professor na Fatec Itaquaquecetuba, município da Grande São Paulo. Desde 2000, participa de exposições coletivas e individuais, em São Paulo, Rio de Janeiro e Nova York. No dia 10 de abril, data do encerramento, ele oferecerá um workshop criativo online.
Mais informações em www.wiltongarcia.com.br
Projeto recebido pela Chamada Pública para Permissão de Uso dos Espaços da Funarte SP – janeiro a março de 2022
Animais do Bosque Real
Exposição de Giseli Duarte
Pátio – Jardim do Complexo Cultural Funarte SP
De 19 de março a 17 de abril | De terça a domingo, das 14h às 19h
Entrada franca | Classificação etária indicativa: livre
Na mostra serão exibidas esculturas em papelão, em tamanho real, representando animais da fauna brasileira ameaçados de extinção. A exposição conta com peças que reproduzem uma cabeça de anta, um cachorro-do-mato-vinagre, um tatu-canastra e um macaco guigó.
Giseli Duarte realizou um projeto semelhante recentemente, no Parque da Nascente, em São Paulo, no qual exibiu uma anta brasileira de papelão – também em tamanho natural: 2 metros por 1,5 metro. Segundo a artista catarinense, o nome da exposição na Funarte SP faz referência à série de animação franco-britânica The Animals of the Farthing Wood (Os Animais do Bosque do Vintém), por sua vez baseada no livro homônimo de Colin Dann. Giseli Duarte reside atualmente em São Paulo e Florianópolis. É formada em Desenho de Moda pela FASM e hoje se dedica à sua produtora de arte e aos seus trabalhos em cerâmica, esculturas, telas e toy art.
Projeto recebido pela Chamada Pública para Permissão de Uso dos Espaços da Funarte SP – janeiro a março de 2022
Cadeira vazia
Sala Carlos Miranda – Complexo Cultural Funarte SP
De 01 a 29 de abril | sextas, às 20h, e domingos, às 19h30
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia entrada)
Duração: 1h de apresentação, seguida de bate-papo
Classificação etária indicativa: 14 anos
Espetáculo teatral que fala sobre o não dito e as muitas narrativas que o silêncio pode conter. A construção se apoia no dilema que um casal vivencia quando ela se torna cadeirante. Pontuado por silêncios, o espetáculo aborda a busca do casal por reconstruir suas novas identidades diante de uma fatalidade. Uma cadeirante expressa seu questionamento sobre as disparidades da existência enquanto seu cuidador contrapõe a finitude diante de uma realidade cruel. O vínculo entre eles é estabelecido num ambiente claustrofóbico, que a todo momento faz emergir ausências. É possível identificar o duelo entre pulsão de vida e pulsão de morte em elementos simbólico-realistas na composição narrativa.
Texto: Rodrigo MacNiller | Direção: Cristiane Rezende | Elenco: Cristiane Rezende e Sérgio Chibat | Cenário e Figurinos: Companhia Preta | Iluminação: Décio Filho | Operador de Luz: Alex Sandro Duarte | Operador de Som: Renato Marques | Assistente de Produção: Renata Machado | Fotografia: Paulo Pereira | Ilustração: Osvaldo Alineri
Projeto recebido pela Chamada Pública para Permissão de Uso dos Espaços da Funarte SP – abril a junho de 2022
E nós que amávamos tanto a revolução
Sala Augusto Boal – Teatro de Arena Eugênio Kusnet SP
De 18 de março a 24 de abril | Sexta e sábado, às 20h30, e domingo, às 19h
Ingressos: R$ 30,00 (inteira), R$ 15,00 (meia) e R$ 10,00 (promocional)
Duração: 45 minutos | Classificação etária indicativa: 16 anos
E nós que amávamos tanto a revolução é uma história de encontros e reencontros que acontecem em momentos diferentes da história. Antônio Maria (Alcides Peixe) e Miranda (Antônio Eduardo Marques) são dois amigos que lutaram juntos com o objetivo de mudar o país. O tempo passou e, anos depois, o destino se encarregou de colocá-los frente a frente de forma surpreendente e violenta. A história se passa no ano de 1968, logo após a assinatura do AI-5. A ditadura civil-militar serve de pano de fundo para abordar a relação conflituosa e de consequências arrebatadoras entre os personagens.
Projeto recebido pela Chamada Pública para Permissão de Uso dos Espaços da Funarte SP – janeiro a março de 2022
Fluorescência
Ensaio aberto do Ballet Stagium
Sala Renée Gumiel – Complexo Cultural Funarte SP
Dias 1º e 8 de abril | Sextas, às 19h
Entrada franca
Com concepção coreográfica de Décio Otero e direção teatral de Marika Gidali, Fluorescência tem como matéria substancial o nosso tempo/espaço presente. O colapso que vivenciamos é a demonstração evidente do fato de que o imprevisto sempre muda as perspectivas do inevitável. Nunca nos sentimos tão distantes e ao mesmo tempo tão unidos; por outro lado, nunca nos sentimos tão distintos e ao mesmo tempo tão semelhantes. Diante desta visão, o Ballet Stagium novamente se posiciona perante este momento de escolhas e de ações. A palavra “fluorescência” vem do vocabulário da física, sendo a propriedade que certos corpos possuem de emitir luz quando expostos a radiações. Fluorescência propõe um diálogo entre vários pontos de vista, escapando do juízo e da ilusão de qualquer tipo de Verdade Última, unificadora ou absoluta. Na grande ciranda de Fluorescência, os passos e contra/tempos de Maria Betânia, Luckas Foss, João Apolinário, John Cage e Oswaldo Mendes revolvem e redesenham o presente, pois é nele que repousa exclusivamente a nossa existência, nos comprometendo a uma viva experiência de Liberdade.
Biografia
Com Sopro Companhia de Dança
Sala Renée Gumiel – Complexo Cultural Funarte SP
De 16 a 24 de abril | Sábados, às 20h, e domingos, às 18h
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)
Duração: 60 minutos | Classificação etária indicativa: livre
As apresentações comemoram os 21 anos ininterruptos de existência da companhia paulistana, dirigida por Tatiana Portella e Roberto Amorim, que assina a coreografia. Segundo os diretores, Biografia não pretende levar ao palco apenas a história da Sopro Companhia de Dança, mas sobretudo a vida de seus bailarinos: suas trajetórias como artistas e os caminhos que os levaram a integrar o grupo. No primeiro ato do espetáculo, o dueto de Roberto Amorim e Tatiana Portella procura expressar os seus anseios ao criarem a companhia. No segundo, entram em cena as dores e conquistas dos atuais bailarinos, representadas individualmente em sequência até a cena final, na qual se juntam os ex-integrantes da companhia se juntam aos atuais, num encontro que reflete o sentimento de gratidão e a ideia de uma construção coletiva e permanente.
Projeto recebido pela Chamada Pública para Permissão de Uso dos Espaços da Funarte SP – janeiro a março de 2022
Ezequiel Piaz
Temporada de concertos solo: violão de sete cordas
Sala Guiomar Novaes – Complexo Cultural Funarte SP
Dias 9, 10, 15, 16, 17, 22 e 23 de abril | sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 19h
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Ezequiel Piaz é um dos representantes do violão brasileiro contemporâneo, tendo atuado em todo o território nacional e em vários países da Europa, Ásia e Américas. No repertório das apresentações na Sala Guiomar Novaes, há obras autorais, registradas em seus três CDs, todos com produção independente: Violão Brasileiro (1998), Native Brasil Guitar (2001), Natural – Piaz do Brasil (2005). O músico toca também obras de Levino Albano da Conceição (1883-1955), gravadas no CD e livreto biográfico Origens do Violão Brasileiro – O Cego Levino (2011), trabalho contemplado no Edital Petrobras Cultural. Piaz apresenta, ainda, composições inéditas para violão de sete e oito cordas.
Projeto recebido pela Chamada Pública para Permissão de Uso dos Espaços da Funarte SP – janeiro a março de 2022
Programa Laboratório da Cena Funarte SP 2022
Estão abertas as inscrições para o Programa Laboratório da Cena Funarte SP 2022, voltado a atividades de ensaio, pesquisa e criação, nas áreas de artes cênicas e música, no período de março a novembro de 2022. Os interessados poderão enviar projetos a partir do dia 07 de fevereiro, a serem contemplados por ordem de inscrição, até o preenchimento das pautas disponíveis. As propostas também devem estar de acordo com os seguintes critérios: consistência artística profissional; correlação entre o projeto e as áreas de atuação da Funarte; e adequação aos objetivos do programa.
Com esta ação, a Funarte pretende atender a grupos de artes cênicas e música que necessitam de um local adequado para desenvolvimento das obras, cumprindo um importante papel no fomento à cultura e às artes.
Esta Chamada foi publicada no Diário Oficial da União do dia 07 de fevereiro de 2022, Edição 26, Seção 3, Página 170.
Para mais informações, inscrições, relação de inscritos e contemplados, acesse o site.
Chamada Pública para Permissão de Uso dos Espaços da Funarte SP – abril a junho de 2022
A Fundação Nacional de Artes – Funarte convida a classe artística a participar de novo período da Chamada Pública para Permissão de Uso dos Espaços da Funarte SP. As inscrições estão abertas de 7 de março a 15 de junho e os espaços estarão disponíveis de abril a junho de 2022.
Podem ser solicitados os seguintes equipamentos culturais, localizados na Capital Paulista: as salas Augusto Boal e Umberto Magnani, do Teatro de Arena Eugênio Kusnet; além das salas Guiomar Novaes, Renée Gumiel e Carlos Miranda, a Galeria Flávio de Carvalho e o Pátio do Complexo Cultural Funarte SP. Cada projeto pode ter a duração de até quatro semanas consecutivas.
Os interessados podem enviar propostas para realização de atividades artísticas e culturais, presenciais ou virtuais, nas áreas de artes cênicas (circo, dança e teatro), artes visuais e música, podendo se inscrever tanto Pessoa Física, maior de 18 anos, quanto Pessoa Jurídica de direito privado, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural.
Os candidatos devem ter comprovada experiência no campo da cultura e das artes. Para que sejam contempladas, as propostas também devem estar de acordo com os seguintes critérios: consistência artística profissional; correlação entre o projeto e as áreas de atuação da Funarte; e adequação aos objetivos da Chamada Pública.
Os habilitados serão convocados por ordem de inscrição, até o preenchimento das pautas livres, e a primeira relação inclui projetos com as inscrições recebidas em março, já disponível na página.
A Chamada Pública foi publicada no Diário Oficial da União do dia 07 de março de 2021, Edição 44, Seção 3, Página 155.
Para mais informações, inscrições, relação de inscritos e contemplados, acesse o site