Frete: como definir o preço da entrega do seu e-commerce
A escolha da melhor estratégia deve estar sempre alinhada ao planejamento de vendas estabelecido, aos resultados esperados, e aos aspectos técnicos, financeiros
- Data: 25/04/2022 14:04
- Alterado: 25/04/2022 14:04
- Autor: Redação
- Fonte: Correios
Crédito:Marcelo Camargo - Agência Brasil
A forma de lidar com o frete é um dos assuntos mais importantes no planejamento de todo e-commerce. Ao mesmo tempo que pode ser percebido como um obstáculo, quando entendido como uma estratégia, viabiliza as vendas online.
A cobrança do serviço interfere diretamente no preço final da compra, sendo um dos grandes motivadores de abandono de “carrinho”. Muitas vezes, o consumidor visualiza o valor do produto, se interessa em comprá-lo, mas desiste da operação quando considera o valor do envio alto. Por outro lado, quando é percebido como um benefício, essa escolha no check-out da compra deixa de ser visto como uma cobrança, para virar um ganho.
Uma precificação bem construída é um fator decisivo para estimular as vendas e estreitar a relação com os clientes. Oferecer um valor de frete equilibrado e competitivo demanda estudo e análise criteriosa. Quando isso é feito corretamente, o retorno tende a ser muito positivo, tanto para as finanças quanto para a imagem do e-commerce. Os clientes percebem o valor da oferta e, assim, são conquistados e fidelizados.
Para estabelecer a política de frete da sua empresa, o melhor caminho é planejar as estratégias de precificação e entender a formação de preço dos seus produtos. Tão importante quanto promover descontos de frete é garantir que ele seja aceito entre o seu público e recorrente em novas vendas. Importante destacar que os tipos de precificação podem ser adotados e atualizados em qualquer tempo. A escolha da melhor estratégia deve estar sempre alinhada ao planejamento de vendas estabelecido, aos resultados esperados, e aos aspectos técnicos, financeiros e de marketing do negócio.
Neste cenário, alinhados ao Programa AproxiME, os Correios oferecem a Consultoria E-commerce, um serviço gratuito para os clientes de contrato no qual consultores da empresa indicam e apontam insights, contendo sugestões com análises sobre as redes sociais, a loja virtual e com destaque para as estratégias de frete. Para apresentar essas considerações e valores, são considerados: histórico de postagens, quantidade dos envios, perfil dos objetos encaminhados, incluindo pesos e dimensões, além de garantir assertividade no frete, também contribui com as campanhas de marketing digital. Desta forma, o maior parceiro do e-commerce nacional apoia no aumento das visitas nos canais de vendas, redes sociais ou loja virtual, na conversão de vendas e na diminuição da taxa de abandono de carrinhos.
Essa iniciativa surgiu para trazer mais segurança ao mercado, impulsionada pela intensa digitalização que o mundo passou recentemente, fortalecendo e desenvolvendo negócios, com a oferta de soluções que facilitam o ingresso e a evolução no mundo do e-commerce.
Dia do Frete Grátis – A data, comemorada no dia 28 de abril, é conhecida como “Free Shipping Day”, e nasceu em 2008, nos Estados Unidos. Este dia promocional é uma ação dos varejistas, muito aguardado pelos consumidores. Além de estimular a recompra e atrair um novo público motivado pela condição de pagamento, a data estimula as vendas em épocas do ano que costumam ser menos movimentadas comercialmente.
Dessa forma, visando impulsionar as vendas de sua empresa, os Correios separaram cinco estratégias de precificação de frete como sugestões para o seu e-commerce:
Frete Fixo: O lojista estabelece um valor fixo para envio das remessas, a depender da estratégia escolhida, sejam elas para todo o território nacional ou para estados/regiões específicos. Para isso, a loja virtual analisa os valores médios de frete e estabelece o fixo, assumindo a diferença como um investimento;
Frete Grátis: Sinônimo de venda certa, é o mais querido dos consumidores. A estratégia em que o lojista assume integralmente os custos de envio pode ser utilizada de forma permanente ou em eventos especiais, como promoções por 24 horas, compras realizadas aos fins de semana, trocas de coleções ou datas comemorativas. É recomendável definir um valor mínimo de compra para acesso ao benefício e estimular o cliente por meio de recursos visuais, como barra progressiva;
Frete Regionalizado: Aquele em que o valor é estabelecido considerando com a localidade da entrega do produto e varia de acordo com o custo que o lojista deseja assumir. Pode ser setorizado por estados, regiões geográficas, divisas, dentre outros;
Frete Surpresa: Tipo de frete que pode ser utilizado como estratégia de marketing, já que é uma outra forma de cativar o cliente. Se ele escolheu, por exemplo, uma modalidade econômica no check-out, receber o produto antes do previsto, por meio de um serviço de entrega expressa, certamente será surpreendido de forma positiva;
Frete Irresistível: Este tipo de frete encanta qualquer cliente, já que o frete apresentado tem preço e prazo que ele sempre quis. Considerando que o cliente já oferece o frete grátis de forma econômica com o PAC, mantem a prática deste presente, mas possibilita que o cliente assuma a diferença de tabela para o acesso ao SEDEX. Neste sentido, se deparar com um SEDEX a R$ 1,99 ou perto disso, é irresistível ou não é?