Formandos apresentam prótese para membros superiores usando a tecnologia “Soft Robotics”

O protótipo proporciona movimentos mais humanos com a mão e mais flexibilidade

  • Data: 17/10/2023 13:10
  • Alterado: 17/10/2023 13:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: IMT
Formandos apresentam prótese para membros superiores usando a tecnologia “Soft Robotics”

A apresentação será do dia 20 ao 22, gratuitamente, no campus da Mauá

Crédito:Divulgação

Você está em:

Quem teve o membro superior amputado, terá em breve uma alternativa de prótese para substituir o modelo mecânico. Os formandos do curso de Engenharia Elétrica do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), Henrique Vicentini Gaspar Cichini, Luiza Carvalho Dias e Hernandez Barros Navarro apresentam o sistema de “Soft Robotics” controlado por sensores de estímulos musculares, ou seja, uma prótese que atua por meio desses sensores.

A apresentação do projeto será na 30ª edição da Eureka, do dia 20 ao 22, das 14 h às 20h30, no campus do Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul. Com a prótese mecânica, o paciente coloca uma correia no ombro e, conforme o movimenta, consegue abrir e fechar a mão, por exemplo. No entanto, com o “Soft Robotics”, o paciente terá uma prótese ativada por controle da automação com a leveza da pneumática.

“Em vez de uma prótese mecânica, utilizaremos válvulas de acionamento pneumático para movimentar a prótese de silicone, tornando assim os movimentos o mais humanos possível. O projeto está sendo desenvolvido como um protótipo, pois, para que ele chegue ao mercado, precisaria ainda de bastante refinamento, porém um protótipo funcional é algo que pode deixar muita gente bem otimista, além de oferecer melhoria na qualidade de vida de pessoas com deficiência física, mais especificamente as que tiveram o membro superior amputado”, diz Luiza.

A tecnologia “Soft Robotics” trata da construção de robôs a partir de materiais altamente semelhantes aos encontrados em organismos vivos, isto é, a robótica mole baseia-se fortemente no modo pelo qual os organismos vivos se movem e se adaptam ao ambiente. Em contraste com os robôs construídos a partir de materiais rígidos, os robôs macios permitem maior flexibilidade e adaptabilidade para realizar tarefas, além de melhorar a segurança ao trabalhar com humanos.

Serviço

Evento: Eureka – 30ª edição

Data: de 20 a 22 de outubro

Hora: das 14 h às 20h30

Local: Instituto Mauá de Tecnologia – São Caetano do Sul

Gratuito – aberto ao público

Mais informações: eureka.maua.br

Compartilhar:

  • Data: 17/10/2023 01:10
  • Alterado:17/10/2023 13:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: IMT









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados