Florestan Fernandes realiza formatura do primeiro ciclo de cursos do ano
No total, cerca de 1,6 mil pessoas se formaram nos cursos gratuitos oferecidos pela autarquia; desde 2021, instituição já certificou mais de 19 mil pessoas
- Data: 06/05/2024 17:05
- Alterado: 06/05/2024 17:05
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:Dino Santos
A Fundação Florestan Fernandes, autarquia vinculada à Prefeitura de Diadema, realizou na sexta-feira (3/5) a formatura dos alunos do primeiro ciclo de cursos que oferece gratuitamente no ano. Mais de 2 mil pessoas estiveram no evento, que aconteceu no Clube Municipal Mané Garrincha, no bairro Piraporinha. Cerca de 1,6 mil pessoas se formaram nesse primeiro ciclo. Os cursos oferecidos, por volta de 40, abrangem diversas áreas: Administração e Gestão, Serviços, Tecnologia da Informação, Beleza, Gastronomia, Juventude, entre outras.
A autarquia tem 27 anos de experiência em qualificação profissional e seus cursos obtiveram qualidade certificada pelo IndSat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), índice que mede a satisfação, pela população, de diversos serviços públicos. A Florestan obteve Grau de Excelência pela qualidade de suas instalações físicas e formações profissionalizantes.
Francisco Ronaldo de Souza, professor do curso de Controlador de Acesso, deu um recado aos formandos, em nome de todos os formadores, durante a cerimônia. “A conquista de vocês é a nossa conquista. Assim, nós, professores, agradecemos a oportunidade de fazer parte da sua história, desta etapa da sua vida. E acreditamos no seu potencial. Todos vocês já são mais do que vencedores”, declarou.
Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, diretor-presidente da Florestan Fernandes, falou sobre a importância da atuação da Florestan junto à juventude diademense. “Com três anos e meio do atual governo municipal, 19.669 trabalhadores e trabalhadoras já foram certificados pela Florestan. Eles estão nas fábricas, nas lojas, no mercado de trabalho. Essa é uma gestão de inclusão social e que traz dignidade às pessoas”, afirmou.
O presidente também citou os cursos técnicos nas áreas de enfermagem e radiologia, da mesma forma ofertados pela instituição, como boas opções de formação para a juventude e os trabalhadores do município.
A vice-prefeita de Diadema, Patty Ferreira, presente à formação e que já foi aluna e professora na Florestan, também se dirigiu aos alunos. “Hoje é um dia de festa, de comemoração, hoje é o dia da mudança para cada um dos formandos. A Fundação Florestan Fernandes faz o papel dela, de oferecer o curso junto com os professores, a quem quero dar parabéns. São esses profissionais que fazem com que a educação vá mais adiante, formando pessoas independentemente do bairro em que moram e de sua condição social”, pontuou.
Entre outras autoridades, prestigiaram o evento as secretárias de Educação, Ana Lúcia Sanches, de Segurança Alimentar, Luci Uliana, e a presidenta do Fundo Social de Solidariedade de Diadema, Inês Maria.
Inscrições
As inscrições para o próximo ciclo de cursos da Florestan já tiveram início e vão até 12 de maio. Os interessados devem acessar o site da autarquia, https://florestan.org.br/, e preencher o formulário indicado.
Após a inscrição, que não garante a vaga, os interessados deverão fazer a matrícula de 14 a 21 de maio, das 8h30 às 15h – somente nos dias úteis, presencialmente, na sede da Fundação Florestan Fernandes (Rua Manuel da Nóbrega, 1.149 – Vila Conceição). É preciso atenção pois cada curso terá uma data para sua matrícula. Essas datas constarão de edital, disponibilizado no site da autarquia.