Final de semana terá apresentações culturais gratuitas no Festival Gastronômico das Nações
Evento será nos dias 15 (sábado) e 16 (domingo) de abril na Zona Norte da capital, repleto de atrações para todas as idades a partir das 10h.
- Data: 13/04/2023 09:04
- Alterado: 13/04/2023 09:04
- Autor: Redação
- Fonte: Festival Gastronômico das Nações
Guiné por Mariama Camara
Crédito:Divulgação
Que tal um passeio cultural com programação gratuita repleta de tradições de diferentes países, além de opções culinárias típicas para deixá-lo ainda mais gostoso? A atração é o Festival Gastronômico das Nações, que acontece neste final de semana, dias 15 e 16 de abril, na zona Norte de São Paulo, no Parque do Trote, Vila Maria.
No sábado, a programação será das 10h às 20h e no domingo das 10h às 18h, e estão confirmados: Japão com o clássico de taiko (tambores japoneses); EUA com sapateado; México e o mariachi; Brasil representado pelo forró; Bolívia com sua dança típica; Peru com apresentação musical; Egito através da dança do ventre; Guiné com dança africana; Espanha terá a dança flamenca; Nova Zelândia com o típico estilo haka; Jamaica com música caribenha; Cuba com a clássica música cubana; Austrália com rock australiano, entre outras apresentações e costumes.
Dentre as diversas opções gastronômicas, estão: empanadas chilenas e uruguaias; culinárias típicas japonesa, americana, caribenha, italiana, brasileira, australiana, entre outras delícias autênticas que tornarão o festival ainda mais gostoso para o público.
O projeto tem como objetivo difundir a conexão de diversas culturas do mundo através das suas influências, proporcionando a experiência de conviver com diferentes tradições em um único final de semana. Nesta primeira edição, o tema do festival será a “Cultura dos Continentes”, com a participação de pelo menos duas nações distintas por continente.
O Festival Gastronômico das Nações é apresentado pelo Santander, via Lei de Incentivo Pro-Mac, com patrocínio do Supermercado Nagumo, e realização da Delb, empresa especializada em produções e incentivos culturais. O evento seguirá todas as normas necessárias para garantir a segurança e conforto dos visitantes. Mais informações pelo Instagram.
Programação cultural – alguns destaques
A dança indiana, estilo Bharatanatyam, será uma das atrações do Festival, apresentada por Irani Cippiciani, que é atriz, dançarina, coreógrafa e há 23 anos dedica-se ao estudo das danças tradicionais indianas Bharatanatyam, Kuchipudi e Mohiniyattam, procurando formas de aproximar essa cultura milenar do público brasileiro. O Bharatanatyam é uma dança originária do sul da Índia, no estado de Tamil Nadu, cuja história remonta a 3.000 anos de existência. Sua característica mais marcante é o apelo à geometria, as linhas e ângulos corporais, criando uma resultante bastante geométrica e escultural.
Outra apresentação que promete se destacar no Festival Gastronômico das Nações será a dançarina, percussionista, cantora, coreógrafa e professora Mariama Camara, performando através dos movimentos corporais, cantos e toques de ritmos que permitem a releitura de significados ancestrais transmitidos através das gerações nas aldeias e balés de Guiné. Ela, que é Guineana radicada no Brasil, tem carreira artística consolidada internacionalmente desde 1999 e já integrou o Les Ballets Africains (1999-2007) e dançou com artistas renomados, como Youssou N’dour, Youssouf Koumbassa e Salif Keita.
No evento, o visitante ainda poderá conhecer e apreciar a arte de tocar taikô, que é milenar e, através dela, a cultura japonesa é passada de geração em geração. O taikô faz parte da cultura e história do Japão, tendo presença em contos mitológicos, cerimônias religiosas, festivais, teatro e até na guerra. Já foi utilizado para marcar a marcha de soldados e dar comandos no campo de batalha, bem como em cerimônias religiosas onde era o meio de comunicação e morada dos deuses, graças ao seu som forte que alcança grandes distâncias. A apresentação será pelo grupo Washi Daiko, formado em 2007 na Associação Cultural Nipo-Brasileira de Ribeirão Pires.
No Festival Gastronômico das Nações, o público também verá show das bandas Viva Itália, com clássicos italianos, e Urbanus, tocando o tradicional rock australiano, sapateado e jazz americano, danças típicas chilena, boliviana, peruana, flamenca e dança do ventre, entre outras atrações.
Festival Gastronômico das Nações
Entrada e programação cultural gratuitas
Dias 15 e 16 de abril de 2023
Horários: sábado das 10h às 20h e domingo das 10h às 18h
Mais de 15 Nações confirmadas: Austrália, Bolívia, Brasil, Chile, Cuba, Egito, Espanha, Estados Unidos, Guiné, Índia, Itália, Jamaica, Japão, México, Peru e Nova Zelândia.
Local: acesso tanto pelo Parque do Trote – avenida Nadir Dias de Figueiredo, s/n, Vila Maria, quanto pela avenida Chico Pontes, 1512, Vila Guilherme, São Paulo, no antigo Mart Center e onde também está o estacionamento.
Instagram: @festivalgastronomicodasnacoes1
Reservas antecipadas: