Filmes do “Edital Conexão Juventudes” são destaque do festival Curta Kinoforum

Documentários que apresentam situações do cotidiano da juventude em cinco estados são lançados na capital paulista nos dias 19 e 20 de agosto

  • Data: 25/07/2022 20:07
  • Alterado: 25/07/2022 20:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: Instituto Unibanco
Filmes do “Edital Conexão Juventudes” são destaque do festival Curta Kinoforum

Crédito:

Você está em:

Os seis documentários vencedores do “Edital Conexão Juventudes”, promovido pelo Instituto Unibanco em parceria com o Instituto de Políticas Relacionais (IPR) e a Brasil Audiovisual Independente (Bravi), serão lançados em São Paulo, capital, nos próximos dias 19 e 20 de agosto, como destaque do Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Curta Kinoforum.

Com 26 minutos de duração, as obras retratam o cotidiano de jovens estudantes do Ensino Médio durante a pandemia do Covid-19 em cinco estados: Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Piauí e Rio Grande do Norte. Entre as abordagens, estão alguns temas como estudantes imigrantes, educação indígena e afro-centrada, gravidez na adolescência, inclusão digital, violência urbana e dificuldades para compatibilizar emprego e estudo.

Os documentários que compõem o programa são os seguintes: “Adolescer”, de Gustavo Moraes; “Antes do Livro Didático, o Cocar”, de Rodrigo Sena; “Contraturno”, de Larissa Fernandes e Deivid Mendonça; “desConectados”, de Márcio Bigly; “Onde Aprendo a Falar com o Vento”, de André Anastácio e Victor Dias; e “Terremoto”, de Gabriel Martins.

A primeira sequência de apresentação dos filmes será no dia 19 de agosto, a partir das 17h, no Espaço Itaú de Cinema da rua Augusta. Serão apresentados primeiro os filmes “Antes do Livro Didático, o Cocar”, “desConectados” e “Onde Aprendo a Falar com O Vento”, seguidos de um debate envolvendo os diretores e produtores das obras, com a participação da cineasta Val Gomes, que integrou a comissão julgadora do Edital. Em seguida, haverá um coquetel para todos os participantes e, às 21h, serão exibidos os filmes “Adolescer”, “Contraturno” e “Terremoto”. Os ingressos, limitados e gratuitos, devem ser retirados na bilheteria do espaço com uma hora de antecedência.

No dia seguinte, 20 de agosto, é a vez de a exibição acontecer na Sala Lima Barreto do Centro Cultural São Paulo, que fica no bairro do Paraíso, também na capital. Novamente os filmes serão divididos em duas sessões, a primeira às 15h, com os filmes “Antes do Livro Didático, o Cocar”, “desConectados” e “Onde Aprendo a Falar com O Vento”, e a segunda às 17h, com os filmes “Adolescer”, “Contraturno” e “Terremoto”. Os ingressos também serão gratuitos e devem ser retirados no local com uma hora de antecedência.

“Para nós, é uma grande satisfação apresentar à população paulistana obras tão atuais. Com uma importante diversidade regional, os documentários contam histórias que dialogam com os desafios das juventudes brasileiras e com o Ensino Médio público, e fazem muito sentido nesse imenso espaço de diversidade e reflexão sobre o audiovisual, que é o Festival Kinoforum”, afirma Tiago Borba, gerente de Gestão Estratégica do Instituto Unibanco.

“Juventude, formação e inclusão são pilares da programação do Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Curta Kinoforum”, afirma sua diretora, Zita Carvalhosa. “São jovens a maioria absoluta dos realizadores que têm seus filmes programados no evento, assim como esta é a faixa etária que responde pela maior fatia de seu público. É muito gratificante programar, este ano, a coleção das obras resultantes do edital Conexão Juventudes. Promover suas primeiras exibições em sala de cinema, encontrar seus realizadores para debate e confraternização confirma o Curta Kinoforum como a vitrine ideal para a jovem cinematografia brasileira”, completa.

Envolvido nos processos de seleção dos projetos, bem como na curadoria e na mentoria às produtoras durante o processo de finalização dos filmes, João Jardim, diretor e autor de documentários e filmes de ficção, destaca a “personalidade” dos materiais em várias temáticas. “Tive o prazer de dar apoio para que eles tivessem uma reflexão sobre quais caminhos poderiam ser mais interessantes e autênticos. Os temas são pertinentes ao momento atual. É falar da pandemia sem deixar de abordar questões mais amplas. O resultado foi um retrato muito bonito. Temos desde ausência total até a escola como fonte salvadora. Trazem uma reflexão positiva sobre o mundo que a gente vai construir a partir de agora”, conta.

Além das apresentações presenciais, os filmes do Edital Conexão Juventudes também ficam disponíveis online, dentro da programação do Curta Kinoforum. Os filmes vão ao ar gratuitamente na plataforma de streaming Itaú Cultural Play no dia 19/08, às 21h, e ficam disponíveis até 29/08.

Curta Kinoforum

A 33ª edição do Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Curta Kinoforum acontece de 18 a 28 de agosto, em salas de cinema da cidade de São Paulo e de forma online, com acesso pelo endereço.

Reconhecido como um dos mais importantes eventos mundiais dedicados ao filme de curta duração, o festival é totalmente gratuito e promove a exibição de mais de 200 filmes, representando 42 países diferentes. A programação é organizada nas mostras Brasil, Latino-americana e Internacional, além de programas especiais, debates, encontros e masterclass.

A edição deste ano contará com um programa especial celebrando o centenário de nascimento do cineasta Pier Paolo Pasolini. Pelas Mãos de Pasolini reúne cinco títulos, realizados entre 1960 e 2021. As obras trazem participações do diretor italiano como roteirista e narrador, ao lado de um curta brasileiro recente com inspiração pasoliniana e um episódio por ele dirigido para o longa RoGoPaG – Relações Humanas. 

O Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Curta Kinoforum é uma realização da Associação Cultural Kinoforum, entidade também responsável pelas Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual, entre outras atividades.

PROGRAMAÇÃO

Exibição dos filmes do Edital Conexão Juventudes durante o Curta Kinoforum

19 de agosto (sexta-feira)

Espaço Itaú de Cinema – Augusta / Anexo Sala 4 – rua Augusta, 1470, Cerqueira Cesar – São Paulo

17h – “Antes do Livro Didático, o Cocar”, “desConectados” e “Onde Aprendo a Falar com O Vento”

19h – Debate

21h – “Adolescer”, “Contraturno” e “Terremoto”

20 de agosto (sábado)

Centro Cultural São Paulo – Sala Lima Barreto – rua Vergueiro, 1000, Paraíso – São Paulo

15h – “Antes do Livro Didático, o Cocar”, “desConectados” e “Onde Aprendo a Falar com O Vento”

17h – “Adolescer”, “Contraturno” e “Terremoto”

De 19/08, às 21h, a 29/08 – exibição online

Itaú Cultural Play

“Adolescer”, “Antes do Livro Didático, o Cocar”, “Contraturno”, “desConectados”, “Onde Aprendo a Falar com O Vento” e “Terremoto”

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 25/07/2022 08:07
  • Alterado:25/07/2022 20:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: Instituto Unibanco









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados