Filho Perdido, monólogo apresentado pelo ator Zeca Prudente, choca!

São Caetano conscientiza adolescentes sobre os perigos do trânsito com a apresentação realizada na EMEF Anacleto Campanella

  • Data: 25/09/2013 17:09
  • Alterado: 25/09/2013 17:09
  • Autor: Mark Ribeiro
  • Fonte: PMSCS
Filho Perdido, monólogo apresentado pelo ator Zeca Prudente, choca!

Crédito:

Você está em:

Um jovem recém-chegado à maioridade, responsável e companheiro, vai a uma festa da faculdade. Lá, é induzido a beber e a usar drogas. Na volta para casa, dirige bêbado, drogado, sem cinto de segurança. O acidente, praticamente inevitável nestas circunstâncias, acontece. Seu corpo é arremessado para fora do carro. Em casa o pai, preocupado, recebe telefonema do hospital de madrugada. Seu filho estava em coma. Uma semana depois, morreu. Mais uma vítima fatal da imprudência no trânsito. Mais uma família que carregará para sempre a dor de perder de forma banal um ente querido.

Este é o roteiro do monólogo Filho Perdido, apresentado pelo ator Zeca Prudente nesta quarta-feira (25/9), a alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Anacleto Campanella, no Bairro Olímpico, em São Caetano do Sul. A atividade é parte das ações realizadas pela Prefeitura em virtude da Semana Nacional do Trânsito.

A dramaticidade da história emocionou os alunos. Muitos ficaram com os olhos marejados. Antes do monólogo, já haviam assistido palestra sobre cuidados no trânsito, ministrada pela especialista em Gestão, Segurança e Educação no Trânsito, Gimeres Rocha Veloso, que atua na Secretaria de Mobilidade Urbana, e a um vídeo impactante alertando sobre os efeitos devastadores do consumo de álcool e drogas antes de dirigir.

“Todos os dias acordamos com notícias de imprudência ao volante, seja em trechos urbanos ou nas estradas. Então formar esta consciência de responsabilidade no trânsito é importante. Esta mensagem precisa ser disseminada”, ressaltou o coordenador do Ensino Fundamental II da EMEF Anacleto Campanella, Fábio Toro.

E, em São Caetano, as ações de conscientização de motoristas e pedestres para a paz nas ruas vão além da Semana Nacional do Trânsito. “Esta semana serve como reflexão sobre o tema e, a partir daí, desenvolvemos atividades o ano todo”, explicou Gimeres.

A especialista lembrou aos adolescentes que eles participam do trânsito diariamente como pedestres ou ciclistas. Todos os alunos manifestaram conhecer alguém que se acidentou nas ruas, seja em colisão de veículos ou atropelamentos. Gimeres deu dicas de como evitar acidentes e alertou: “É preciso respeitar o espaço do outro”.

Além das atividades desta quarta-feira, a Secretaria de Mobilidade Urbana montou a escolinha de trânsito na Anacleto Campanella na segunda e na terça-feira (23 e 24/9). A ação visa formar os primeiros conceitos sobre condutas gentis de motoristas e pedestres, sendo direcionada ao público infantil. Na ocasião, alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental simularam situações reais em uma minipista montada no pátio da escola.

O ator Zeca Prudente elogiou as atividades. “Para evitarmos acidentes, o trabalho precisa ser contínuo. A gente vê esta sequência de ações em São Caetano, mas na maioria das cidades esta lição se perde.”

Compartilhar:
1
Crédito:Alexandre Yort/PMSCS
1
Crédito:Alexandre Yort/PMSCS
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 25/09/2013 05:09
  • Alterado:25/09/2013 17:09
  • Autor: Mark Ribeiro
  • Fonte: PMSCS









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados