Figurino, Colagem, Fotografia e Literatura são alguns dos destaques das Oficinas Culturais
Formação para o Interior, uma das ações do programa gerenciado pela Poiesis, está com uma agenda ampla e inscrições abertas
- Data: 15/03/2023 13:03
- Alterado: 15/03/2023 13:03
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Colagem e os cinco sentidos
Crédito:Sofia Lemos
Interessados do interior, litoral e região metropolitana de São Paulo poderão participar das atividades da Formação para o Interior – Oficinas Culturais, programa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis. Além disso, pessoas de todo o país também podem participar de forma virtual. Toda a programação é gratuita e voltada para o público a partir dos 16 anos de idade, com o objetivo de qualificar, fomentar e descentralizar a produção cultural. A iniciativa, atualmente aplicada na plataforma Zoom, abre as inscrições no dia 6 de março para os encontros que serão aplicados em abril.
Dessa vez, a chamada Formação para o Interior abre 190 vagas. A seguir, fique por dentro de alguns destaques.
A Colagem e os Cinco Sentidos vai propor exercícios criativos com técnicas de colagem por meio de estímulos provocados pelos cinco sentidos: olfato, paladar, visão, tato e audição. Com a coordenação da artista visual Sofia Lemos, a ideia é aflorar nos participantes a criatividade e com liberdade para experimentar novas interpretações do mundo por meio do uso de instrumentos cotidianos como papel, tesoura, recortes, cola etc. Os encontros serão nos dias 4, 6, 11 e 13 de abril, das 10h às 12h. A inscrição fica aberta neste .
As relações entre a literatura e o cinema italianos, abordando quatro textos e suas respectivas transposições cinematográficas, serão abordadas na oficina A Literatura Italiana através dos filmes. Durante os encontros serão apresentados O Decameron, de Giovanni Boccaccio e de Pier Paolo Pasolini; O Leopardo, de Giuseppe Tomasi di Lampedusa e de Luchino Visconti; O conformista, de Alberto Moravia e de Bernardo Bertolucci; O jardim dos Finzi-Contini, de Giorgio Bassani e de Vittorio de Sica. A pesquisadora e tradutora Valentina Cantori vai abordar os aspectos que caracterizam esse livros e filmes, considerando as mudanças que marcam a trajetória de uma obra que nasce em forma de texto e chega ao cinema. As aulas estão programadas para os dias 3,5,10 e 12 de abril, das 18h30 às 20h30, e as inscrições poderão ser feitas neste .
A oficina Escrevi um Livro. E agora? pretende orientar novos autores e autoras que têm um original e querem ver o próprio material publicado. Para isso, a jornalista, tradutora, editora e poeta Lizandra Magon de Almeida irá explicar o que é exatamente um original e as opções hoje disponíveis, da autopublicação aos concursos, da publicação digital na Amazon e em outras plataformas, até a publicação impressa por uma editora. Aos interessados, a inscrição está aberta nestee as aulas vão acontecer nos dias 3, 5, 10 e 12 de abril, das 14h às 16h.
Aos fotógrafos profissionais ou amadores a atividade Fotografia de rua, dos mestres ao Instagram irá tratar sobre essa vertente da fotografia que atravessou grande parte do século XX. Partindo dos mestres do passado, os participantes poderão entender como este gênero chegou aos século XXI como um dos mais conhecidos e praticados pelos jovens fotógrafos, os quais compartilham milhares desses registros no Instagram. O fotógrafo Maneco Magnesio vai abordar formas de diferenciar as fotos, o equipamento a ser utilizado, tratamento de imagem, como apresentar este trabalho, vertentes similares da fotografia, além de algumas noções básicas de direitos autorais e direitos de uso de imagem.
Dividido em duas turmas, a primeira turma terá as aulas nos dias 10,12 e 14 de abril, das 14h às 16h, e as inscrições poderão ser feitas por meio deste . Para a segunda turma as aulas estão programadas para os dias 24,26 e 28 de abril, das 10h às 12h, com a inscrição aberta por meio deste.
Voltado para os coletivos de teatro e audiovisual, atores, estudantes de moda e das artes cênicas, a capacitação Figurino em cena: compartilhando processos de criação apresentará os principais conceitos, métodos e técnicas de criação e construção de figurino. O conteúdo percorrerá uma decupagem e estudo de espetáculos cênicos e obras audiovisuais, e análise de diferentes processos de criação de figurinos. As aulas serão coordenadas pela figurinista, diretora de arte e artista educadora Maria Cecília Amaral nos dias 18, 20, 25 e 27 de abril, das 14h às 16h. Os interessados poderão se inscrever aqui.
Para conferir toda a agenda da Formação para o Interior, acesse a.