Festival de Luzes reúne mais de 100 mil pessoas, em três finais de semana, em SP
Intervenções foram realizadas na avenida Paulista, Vila Madalena e na região do Parque do Ibirapuera
- Data: 23/11/2022 08:11
- Alterado: 15/08/2023 18:08
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Festival de Luzes de São Paulo
Crédito:@luzes.sp
Encerrado domingo (20/11), o Festival de Luzes de São Paulo ofereceu à capital paulista três fins de semana de puro encantamento, com arte, tecnologia e conscientização, reunindo mais de 100 mil pessoas. A primeira intervenção utilizou artes de 51 alunos do Senac sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU nas empenas de três edifícios da Praça do Ciclista e foi realizado em conjunto com a Virada Sustentável entre os dias 3 a 6/11.
No fim de semana seguinte, foi a vez da Vila Madalena sediar as intervenções do Festival. O local escolhido foi o Beco do Batman, onde ocorreu o que o idealizador do evento definiu como “diálogo entre arte de rua e videomapping, uma combinação de arte e tecnologia que promove a ocupação do espaço público”. Com apoio da ZIV Gallery e parceria com alguns grafiteiros locais, caso de Boleta e Enivo, artistas e coletivos fizeram projeções e laser que conversaram com alguns murais do espaço, paredes e chão.
O último espetáculo, realizado nos dias 19 e 20, explorou a milenar tradição humana de contar histórias, utilizando megaprojeções, laser de alta potência e 100 drones que formaram imagens tridimensionais em pleno ar inspiradas em UFOs, como discos voadores, extra terrestres, naves espaciais, entre outras. A intervenção, criada pelo VJ Alexis Anastasiou, mostrou como se contavam as histórias antigamente – com imagens riscadas no chão ou pintadas em pedras – e hoje, com o uso das mais modernas tecnologias, e ligou essas tradições, combinando imagens rupestres, naves espaciais e influências de filmes de ficção científica criando um clima de mistério para os espectadores
O Festival de Luzes de São Paulo é realizado pela Visualfarm, produtora especializada em arte e tecnologia e tem como objetivo reconfigurar a relação entre os paulistanos e a maior metrópole da América Latina.
A 5ª edição do Festival de Luzes de São Paulo foi viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura por meio da Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo, com patrocínio do Atacadão.
Sobre o Festival de Luzes de São Paulo
Em sua quinta edição, o Festival procura inserir arte e intervenções em espaços marcantes da cidade de São Paulo, sempre ao ar livre e gratuitamente. Explorando as fronteiras entre arte, tecnologia e temas importantes para a sociedade, o festival busca criar experiências significativas e acessíveis.