FestA! – Festival de Aprender chega a quarta edição com programação online

Com mais de 150 atividades gratuitas no ambiente digital, o Festival convida o público a uma jornada de aprendizado criativo envolvendo artes visuais e tecnologias

  • Data: 11/03/2021 09:03
  • Alterado: 11/03/2021 09:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc
FestA! – Festival de Aprender chega a quarta edição com programação online

Artista visual Ritchelly Oliveira e sua obra

Crédito:Junior Ribeiro

Você está em:

FestA! – Festival de Aprender do Sesc São Paulo é aquele momento do ano para celebrar o fazer artístico e a descoberta do potencial criativo de cada um por meio do encontro com artistas, educadores e públicos diversos. Dessa vez, o Festival acontece no meio digital – de 19 a 28 de março – em uma programação de bate-papos, lives, oficinas, cursos e intervenções, com opções para diversas faixas etárias, nos canais e redes sociais das unidades do Sesc em todo o estado de São Paulo. Mesmo com o uso intenso da tecnologia, o evento busca um contato com os fazeres artísticos ancestrais e tradicionais, sem deixar de olhar para o futuro dessas artes.

Por meio de atividades que unem artes, tecnologias e diferentes práticas culturais, o FestA! – Festival de Aprender busca incentivar o prazer pelo fazer artístico em distintas gerações e favorecer o reconhecimento do potencial criador presente em cada indivíduo. As mais de 150 atividades gratuitas se voltam aos mais variados perfis de públicos com diferentes faixas etárias e interesses.

Para Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo “2020 ficará marcado não somente como o ano em que a convivência entre as pessoas foi afetada pela pandemia de covid-19. Ele também deverá ser lembrado como o período em que nos vimos chamados a reinventar os meios de nos relacionarmos e, principalmente, de cuidarmos uns dos outros. É nesse sentido que o FestA! – Festival de Aprender, impedido de promover a reunião entre os que cultivam o prazer de aprender e de criar, remodela o seu formato e vai ao encontro desses aprendizes-criadores em suas casas”.

Realizado anualmente pelo Sesc São Paulo desde 2017, o FestA! – Festival de Aprender teve que se reinventar em sua mais nova edição. Com os planos de encontros presenciais suspensos em 2020 e sem perspectivas de quando seria possível reunir pessoas novamente, o que parecia um impedimento virou um desafio. Apesar do isolamento, houve um crescimento na procura de novos aprendizados, muitos com foco na criatividade, e o Festival atua justamente na aproximação desses públicos diversos, convidando-os a conhecer uma amostra do que é oferecido regularmente na programação de cursos e oficinas da instituição, permitindo a possibilidade do encontro, mesmo que à distância.

Programação online e plural

Contemplando cursos online, dicas, vídeos, bate-papos e lives, as atividades do FestA! – Festival de Aprender aliam artes visuais e tecnologias e acontecem virtualmente nas 40 unidades do Sesc no Estado de São Paulo.

A programação traz vários destaques como o bate-papo Sair a Terreiro: Artes e Tecnologias em Confluência com o rapper, cantor e compositor Emicida, que acontece dia 19 de março, sexta-feira, às 18h30, no Facebook do Sesc SP e no YouTube do Sesc Registro. Com mediação de Priscila Oliveira, educadora no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Registro, o encontro tem ainda participação da líder quilombola Maria da Guia Marinho, da cientista social, educadora popular e moradora da comunidade da Enseada da Baleia, na Ilha do Cardoso, em Cananéia, Tatiana Cardoso e do artista visual urbano Xadalu.

Para quem gosta de artes gráficas, nos dias 19 de março (sexta-feira, das 11h às 16h), 20 de março (sábado, das 11h às 20h) e 21 de março (domingo, das 11h às 21h30), no YouTube do Sesc 24 de Maio, acontece a Printa-Feira na Rede!, a versão online da tradicional feira de arte impressa autoral e publicações alternativas e independentes do Sesc 24 de Maio. Quinze participantes, de diferentes segmentos dentro das artes gráficas, farão lives de aproximadamente 40 minutos em que apresentam seu trabalho editorial e mostram algum aspecto da impressão e edição gráfica relacionada à sua produção. Além das lives, haverá seis bate-papos com editores sobre diversos assuntos ligados à produção editorial e financiamento coletivo – e um fanzine exclusivo para download.

A produção têxtil latino-americana marca presença com a série Linha-Continente: Tramas Latinoamericas, que acontece dia 20 de março, sábado, às 15h, com as artistas e artesãs têxteis mexicanas da Malacate – Colectiva de Mujeres Autónomo y Autogestivo e dia 27 de março, sábado, às 15h, com a artista têxtil peruana Ana Tereza Barbosa. Os encontros serão um misto de bate-papo e oficina em que se ensinará/demonstrará algo muito simples e breve como um ponto de bordado ou um nó de um quipu (ou khipu). Na oficina Trama: Faça seu KHIPU Adaptado (dias 25 e 26 de março, quinta e sexta-feira, às 19h), o Historiador e Promotor Cultural peruano Adrian Ilave mostra técnicas para utilizar o instrumento incaico como uma ferramenta de comunicação.

Em Desenha e Fala: Floresta de Pé, Fascismo no Chão (dia 24 de março, quarta-feira, às 20h, no YouTube do Sesc Consolação) o público é convidado a conversar e desenhar a partir de propostas do artista Denilson Baniwa e da educadora Ana Paula Anderson, que debatem tentativas de aproximar cidade e floresta. Já na oficina Colado em Casa: Oficina de Colagem Digital com Softwares Gratuitos (dias 23 e 25 de março, terça e quinta-feira, das 15h às 17h – encontros sequenciais), o designer e artista visual Matheus Souza apresenta possibilidades de remixagem da imagem através da colagem digital.

Atividades para os pequenos

FestA! – Festival de Aprender também reservou uma programação específica para as crianças. A oficina Terra Fértil para Crianças (dia 20 de março, sábado, às 11h) é um estímulo para interação de famílias com o brincar, resgatando a delicadeza da brincadeira no quintal, estimulando a imaginação, lançando mão dos brinquedos não estruturados, dando às crianças (de 3 a 12 anos) algo totalmente sem estrutura, uma massa, colorida, para criar seu mundo.

Objetos Impressos: Desenhar com Carimbos de Utensílios e Elementos do Cotidiano (dias 20 e 21 de março, sábado e domingo, às 16h30 – encontros independentes) é uma oficina que tem como ponto de partida a prática artística de apropriação de objetos de caráter urbano e cotidiano que, ao serem impressos, revelam imagens e enfatizam desenhos e formas deslocados de seu contexto original. Já na oficina Ateliê de Invenções: Maurizio Zelada (dia 21 de março, domingo, às 11h, no Facebook, Instagram e YouTube do Sesc Birigui), o inventor Maurizio Zelada abre as portas do seu ateliê e apresenta suas invenções e traquitanas. O criador de diversos elementos cênicos do programa Castelo Rá Tim Bum também vai ensinar a fazer uma engenhoca simples e divertida.

Parte das atividades da programação do FestA! oferece vagas limitadas e acontece por meio de plataformas de videoconferência. As inscrições para esses encontros têm início a partir das 14h do dia 17 de março em sescsp.org.br/inscricoes

Almanaque FestA!

Novidade da quarta edição do FestA! – Festival de Aprender, o Almanaque FestA! potencializa a criação de diferentes universos artísticos, por qualquer pessoa, em qualquer lugar. Para tanto, foram reunidos arte-educadores da equipe do Sesc São Paulo e artistas de diversas linguagens. Com 102 páginas e dividido em sete seções – Impressão, Matriz & Cópia; Trama; Traço; Pigmento; Forma & Volume; Imagem, Tempo & Movimento e Remix – o Almanaque reúne curiosidades, histórias, exemplos, jogos e proposições criativas para que se possa dividir experiências.

Não é preciso ter conhecimento prévio para realizar as atividades, só é necessário ter vontade e deixar a criatividade fluir. A ideia é que as pessoas desenvolvam juntas a curiosidade pelas artes visuais e suas tecnologias, colocando as mãos na massa e transformando seus entornos.

A versão impressa da publicação será distribuída gratuitamente, a partir do mês de abril, a 70 mil trabalhadores de baixa renda, do comércio, serviços e turismo, o público prioritário do Sesc, exclusivamente por meio do programa de relacionamento com empresas da instituição. Para o público em geral, o Almanaque FestA! já está disponível para consulta online, download gratuito e impressão a partir da plataforma Sesc Digital em sescsp.org.br/almanaquefesta

Para roteiro:

FestA! – Festival de Aprender – De 19 a 28 de março.
Programação completa: sescsp.org.br/festa
Siga @etasescp @sescsp #FestanoSesc
+ perfis e canais de todas as unidades 

FestA! – Festival de Apreender – Programação do Sesc Santo André

Desenho realista em carvão
com Ritchelly Oliveira
Dias 19/3, sexta, e 23/3, terça, das 18h às 19h

Sinopse: Tutoriais em formato de vídeo que vão ensinar a criar desenhos realistas com ponta de carvão.

Ritchelly Oliveira – Artista visual, formado na Universidade Federal de Goiás (UFG). Teve suas obras expostas em Nova York, Berlim, Londres e na ArtBasel Miami 2016, pela Galeria Lou La Vie, e em revistas como Toh Magazine, Kaltblut, MW Magazine, Flic Magazine, Beautiful Savage, Society6, além de publicações nacionais.

Classificação etária: Recomendado para maiores de 14 anos
Publicação no Facebook, Instagram e Youtube do Sesc Santo André

Marmitec em cards: Zootrópio iluminado com LEDs

Com Adriano Calsone
Dia 20/3, sábado, às 15h

Sinopse: Em cards-receitas de como criar marmitecs em casa, o educador de tecnologias e artes Adriano Calsone, construirá um zootrópio – antigo simulador de cenas em movimento – um dos instrumentos ópticos precursores do cinema.

Classificação etária: Livre
Postagem no Instagram e Facebook do Sesc Santo André

Marmitec em cards: Minecraft com cubos de papel
Com Adriano Calsone
Dia 21/3, domingo, às 15h

Sinopse: Em cards-receitas de como criar marmitecs em casa, o educador de tecnologias e artes Adriano Calsone, ensinará como construir um boneco minecraft feito com cubos de papel cartolina.

Adriano Calsone – Faz parte da equipe do Sesc na área de Tecnologias e Artes. É educador e produtor editorial, com especialização em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. Trabalha há 10 anos com letramento digital.

Classificação etária: Livre
Postagem no Instagram e Facebook do Sesc Santo André

Animação em Rotoscopia: Passo a passo
Com Francisco Bianchi
De 22 a 24/3, segunda a quarta, das 18h às 19h.

Sinopse: Tutoriais em formato de vídeo que vão ensinar a construir uma animação em rotoscopia do início ao fim. Com alternativas para a mesa de luz, os desenhos, imagem por imagem, a digitalização e o export em animação através de um programa de edição, todos poderão ter ideias e uma base para criar seu próprio trabalho de animação.

Francisco Bianchi – Formado em Teatro pela Escola Célia Helena e em Cinema pela Université Paris 8. Em seu percurso, fez cursos de animação, história da arte e montagem. Desde 2016, leva o projeto “les garçons bleus”, uma série de ilustrações feitas com caneta esferográfica. Em 2020, assinou sua primeira série, documentário de animação, em rotoscopia: “les garçons bleus – 12 portraits”, um projeto sobre masculinidades e relações com os corpos.

Classificação etária: Livre
Pré-requisito: Conhecimento em After Effects.
Publicação no Facebook, Instagram e Youtube.

Introdução ao carvão
Com Ritchelly Oliveira
Dia 24/3, quarta, das 19h às 21h (Turma 1)
Dia 25/3, quinta, das 19h às 21h (Turma 2)

Sinopse: A oficina propõe a utilização e experimentação do carvão, dialogando com o desenho na figura humana e sua poética. Técnicas de luz, sombra, volume e observação são algumas das técnicas centrais da aula. A aula é indicada para alunos que estão no nível básico e intermediário. O carvão é um dos materiais artísticos de desenho mais antigo, e mesmo contendo uma longa história nas artes visuais ele não deixa de ser um dos materiais mais ricos de ser trabalhado, pois marca com facilidade, proporcionando traços amplos e possibilitam cobrir grandes superfícies com sombra.

Ritchelly Oliveira – Artista visual, formado na Universidade Federal de Goiás (UFG). Teve suas obras expostas em Nova York, Berlim, Londres e na ArtBasel Miami 2016, pela Galeria Lou La Vie, e em revistas como Toh Magazine, Kaltblut, MW Magazine, Flic Magazine, Beautiful Savage, Society6, além de publicações nacionais.

Vagas limitadas. 14 anos. Grátis.
Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes

Ideias práticas para cachepô
Com Fábio Justino
Dia 26/3, sexta, das 17h às 18h

Sinopse: Em uma live de 1h no Instagram do Sesc Santo André, o educador de tecnologias e artes, Fábio Justino, apresentará ideias para fazer seus próprios cachepôs com materiais e técnicas acessíveis, para personalizar a decoração de vasos e ambientes e estreitar nossa relação com as plantinhas.

Fábio Justino – Faz parte da equipe do Sesc na área de Tecnologias e Artes. É formado em Letras com especialização em História da Arte, atua com inclusão digital e desenvolve atividades para diferentes públicos unindo ferramentas digitais, arte e cultura.

Classificação etária: Livre
Live no Instagram do Sesc Santo André

Animação para crianças
Com Francisco Bianchi
Dia 27/3, sábado, das 10h às 11h

Sinopse: Vídeo-tutorial explicando técnicas simples de animação para crianças e suas famílias poderem soltar a imaginação em casa.

Francisco Bianchi – Se formou em Teatro pela Escola Célia Helena e em Cinema pela Université Paris 8. Em seu percurso, fez cursos de animação, história da arte e montagem. Desde 2016, leva o projeto “les garçons bleus”, uma série de ilustrações feitas com caneta esferográfica. Em 2020, assinou sua primeira série documentário de animação, em rotoscopia: “les garçons bleus – 12 portraits”, um projeto sobre masculinidades e relações com os corpos.

Classificação etária: Livre
Publicação no Facebook, Instagram e Youtube do Sesc Santo André

Compartilhar:

  • Data: 11/03/2021 09:03
  • Alterado:11/03/2021 09:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados