Festa da Cerejeira começa nesta sexta (4) no Parque do Carmo, em SP

Além de apreciar a árvore símbolo do Japão, o visitante poderá assistir a shows, experimentar pratos típicos e até tomar vacina

  • Data: 04/08/2023 07:08
  • Alterado: 04/08/2023 07:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Festa da Cerejeira começa nesta sexta (4) no Parque do Carmo, em SP

Árvore símbolo do Japão

Crédito:Prefeitura de SP

Você está em:

A tradicional Festa das Cerejeiras do Parque do Carmo, na Zona Leste, começa nesta sexta (4 de agosto), com uma série de eventos para marcar a chegada da florada dessa árvore, símbolo do Japão. A festa, que está em sua 43ª edição, será realizada às sextas, sábados e domingos das duas primeiras semanas de agosto (dias 4, 5 e 6, e 11, 12 e 13), das 9h às 17h. Mas o Bosque das Cerejeiras permanecerá aberto à disposição do público no horário de funcionamento do parque, todos os dias, 5h30 às 20h. 

O evento é organizado pela Federação Sakura e Ipê do Brasil e tem apoio da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).  

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também marcará presença, por meio da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Leste, que promoverá vacinação contra influenza, vírus causador da gripe, e contra a Covid-19 no Parque do Carmo, localizado na zona leste da cidade, durante a 43ª Festa das Cerejeiras. A ação, que terá início nesta sexta, acontecerá também nos dias 5, 6, 11, 12 e 13 de agosto, das 9h às 17h. A tenda de vacinação ficará próxima ao Bosque das Cerejeiras, dentro do parque.

Observar as cerejeiras

Além de apreciar a beleza da florada, o público poderá aproveitar a festa que reúne diversos elementos da cultura oriental, como apresentações de danças folclóricas, cantores e bailarinos da comunidade e grupos de Taiko, os tradicionais tambores japoneses. Além disso, haverá diversos pratos típicos, como udon, yakissoba, temaki, tempurá, sushi, guioza, sakura-moti. No bosque os visitantes poderão observar as cerejeiras “Sakura” em um “Hanami”: a arte de observar as flores. Após a cerimônia de abertura, o planetário irá proporcionar uma sessão cósmica sobre a história das cerejeiras (sakura). 

A entrada é gratuita e suas atividades serão realizadas na arena de apresentação, na praça de alimentação, no Bosque das Cerejeiras e no planetário. 

Paralelamente ocorrerá o “Tanabata”: o 3° Festival das Estrelas, quando é possível escrever seus pedidos nas tiras de papel consagradas “tanzaku”. Na cerimônia de encerramento elas serão queimadas, levando seus pedidos às estrelas. 

Para facilitar o acesso do público, a SPTrans ativará a linha 4050/10 Metrô Itaquera – Parque do Carmo nos dias 4, 5, 6, 11, 12 e 13 de agosto. A linha vai funcionar das 12h às 18h, nas sextas-feiras, e das 9h às 18h, durante o fim de semana. Será cobrada a tarifa vigente do transporte público, de R$ 4,40, que poderá ser paga com o Bilhete Único.   

A realização do evento também vai alterar cinco linhas de ônibus na Avenida Afonso de Sampaio e Sousa com a Avenida Osvaldo Pucci, na região do Parque do Carmo. A SPTrans informa que a mudança acontecerá  nas sextas-feiras, 4 e 11 de agosto, das 12h às 18h, e nos próximos dois fins de semana (5 e 6; 12 e 13), das 9h às 18h.

Ritual 

A cerejeira é a árvore símbolo do Japão e tornou-se a marca dos descendentes da comunidade nipônica que vive na região de Itaquera. Todos os anos a comunidade japonesa pratica um ritual, conhecido como “hanami”, de sentar-se sob as cerejeiras e contemplá-las durante um bom período. O vento sopra as delicadas pétalas das flores fazendo com que elas se espalhem produzindo um belíssimo espetáculo da natureza, tal como acontece no Japão. 

O cultivo de cerejeiras na cidade de São Paulo começou na década de 1970, no Parque do Carmo, por influência da colônia de imigrantes e descendentes de japoneses na região. O primeiro plantio oficial foi em 1978, em comemoração aos 70 anos da imigração japonesa no Brasil. O Parque do Carmo possui hoje quase 4.000 pés dos tipos Himalaia, Yukiwari e Okinawa de cerejeira ornamental. 

Serviço 

43ª Festa das Cerejeiras e 3º Festival das Estrelas “Tanabata” do Parque do Carmo 

Local: Parque do Carmo 

Endereço: Avenida Afonso de Sampaio e Souza, 951 — Itaquera 

Datas: 4, 5, 6, 11, 12 e 13/8 

Gratuito 

Horários: 

12h às 17h nos dias 4 e 11/8 (sextas-feiras) 

9h às 17h nos dias 5, 6, 12 e 13/8 (sábados e domingos) 

Horário de funcionamento do Parque do Carmo e do Bosque das Cerejeiras: 

Diariamente, da 5h30 às 20h 

Áreas da festa:

Arena de apresentações, praça de alimentação, Bosque das Cerejeiras e Planetário.

Atrações: 

Apresentações de grupos de danças folclóricos, cantores e bailarinos das comunidades e grupos de Taiko. 

Pratos típicos do Japão 

Apreciação das Cerejeiras “Sakura” em um “Hanami”: a arte de observar as flores 

Sessão cósmica sobre a história das Cerejeiras 

Transporte público 

Metrô

4050/10 Metrô Itaquera – Pq. do Carmo 

Funcionamento: dias 4 a 6 e 11 a 13 de agosto 

Dia 4 e 11 – sexta-feira, das 12h às 18h   

Dia 5 e 12 – sábado, das 9h às 18h 

Dias 6 e 13 –  domingo, das 9h às 18h 

Ponto inicial: Term. Metrô Itaquera – plataforma E 

Ponto final: R. Afonso de Sampaio e Sousa, entre os números 868 e 902 

Ida: Metrô Itaquera, saída 01, R. Eng. Sidney A. de Moraes, R. Dr. Luiz Aires, Av. Prof. Eng. Ardevan Machado, Rotatória, Av. Miguel Ignácio Curi, Av. Jean Khoury Farah, Complexo Viário Arieta Calfat Khoury Farah, Av. Itaquera, Pça. Francisco Daniel Lopes, Av. Líder, R. Sebastião Miguel da Silva, R. Rafael da Silva e Sousa, Av. Maria Luiza Americano, Av. Dr. Francisco Munhoz Filho, R. Francisco Jorge da Silva, R. Inácio Bernardes, R. Venâncio Lisboa, Av. Afonso de Sampaio e Sousa. 

Volta: Av. Afonso de Sampaio e Sousa, R. Eduardo Salamonde, Av. Maria Luiza Americano, Av. Líder, R. Isaar Carlos de Camargo, Av. Itaquera, Complexo Viário Arieta Calfat Khoury Farah, Av. Jean Khoury Farah, Av. Miguel Ignácio Curi, Rotatória, Av. Prof. Eng. Ardevan Machado, entrada 01, Metrô Itaquera.  

Os passageiros também terão como opções para chegar ao local as seguintes linhas:  

3027/10 CPTM Guaianases – Shop. Aricanduva 

352A/10 Jd. Helena – Term. São Mateus 

3743/10 São Mateus – Metrô Itaquera 

4002/10 Guaianases – Term. Vl.Carrão

Confira os desvios dos ônibus:

3539/10 Cid. Tiradentes – Metrô Bresser
407H/10 Jd. São Francisco – Metrô Itaquera
Ida: normal até a Av. Osvaldo Pucci, Av. Antônio Ricardo da Silva, Av. Francisco Tranchesi, Rua Harry Dannenberg, seguindo normal.

Volta: normal até Av. Afonso de Sampaio e Souza, R. Arcádia Paulistana, R. Inácio Bernardes, R. Venâncio Lisboa, Av. Afonso de Sampaio e Souza, Av. Osvaldo Pucci, seguindo normal.

4008/10 Jd. Cibele – Term. Vl. Carrão
Ida: normal até a Av. Osvaldo Pucci, Av. Antônio Ricardo da Silva, Av. Francisco Tranchesi, Av. Afonso de Sampaio e Souza, R. Arcádia Paulistana, seguindo normal.

Volta: sem alteração.

3789/10 Cid. Tiradentes – Metrô Itaquera
3796/10 Gleba do Pêssego – Metrô Itaquera
Ida: normal até a Av. Osvaldo Pucci, Av. Antônio Ricardo da Silva, Av. Francisco Tranchesi, Rua Harry Dannenberg, seguindo normal.

Volta: normal até Av. Afonso de Sampaio e Souza, R. Arcádia Paulistana, R. Inácio Bernardes, R. Venâncio Lisboa, Av. Afonso de Sampaio e Souza, Av. Osvaldo Pucci, seguindo normal.

Compartilhar:

  • Data: 04/08/2023 07:08
  • Alterado:04/08/2023 07:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados