Festa “Amor de Pet” promove a adoção de 28 cães e gatos, em único dia

Famílias interessadas por animais podem procurar o Centro Municipal de Adoção durante o ano inteiro

  • Data: 10/05/2022 08:05
  • Alterado: 17/08/2023 04:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Festa “Amor de Pet” promove a adoção de 28 cães e gatos, em único dia

Coff - Há 10 anos espera por uma família

Crédito:Prefeitura de SP

Você está em:

No último sábado (7), o Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos, realizou a festa “Amor de Pet”, que reuniu diferentes atrações na Zona Norte da cidade. No evento, 28 famílias se tornaram responsáveis por 16 cães e 12 gatos que foram adotados. Entre filhotes e adultos, de diferentes portes, cores e pelagens, além de animais especiais, tinham 189 cães e 93 gatos. A grande procura foi pelos filhotes.

O evento, que estava suspenso desde 2020, devido à pandemia de Covid-19, contou com programação especial para toda a família como desfile dos cães disponíveis para adoção, vacinação antirrábica, emissão do RGA, apresentação dos cães da Guarda Civil Municipal (GCM) e tenda kids com atividades para a criançada.

“Estamos muito felizes com o resultado da festa. São 28 animais que receberam a chance de uma vida nova, cheia de amor. Como era esperado, as famílias priorizaram os filhotes e os nossos idosos, que acompanharam toda a movimentação e se esforçaram para serem vistos, continuaram aqui sem um colinho ou uma cama quentinha”, destacou a coordenadora de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), Analy Xavier.

Guarda Responsável

Durante o evento foi lançado o manual da guarda responsável de animais, voltado ao público infantil, com conteúdo lúdico e educativo que ensina a criança como se tornar um “superguardião” dos animais. “É um livro cheio de ilustrações e atividades que servem para apoiar as ações educativas que fazemos com as crianças que nos visitam. Aqui elas aprendem brincando as regras básicas de conscientização sobre guarda responsável e agora poderão levar isso para as suas casas, ensinando também seus familiares”, disse Analy.

Podem participar da ação as escolas públicas e particulares. Para agendar e receber todas as informações necessárias, basta entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Veja aqui as atividades do programa Escola Amiga dos Animais
Confira aqui as atividades online interativas para crianças

Adote um animal idoso

Na cidade de São Paulo, desde 2020 quem adota cães e gatos idosos (a partir de 8 e 10 anos, respectivamente) recebe o cartão Cuida Bem Idoso, que garante atendimento prioritário e vitalício do animal nos hospitais veterinários públicos da capital. Atualmente, são três unidades, nas zonas Norte, Sul e Leste da cidade.

Boa parte dos animais que esperam por uma família nas dependências da Cosap é composta hoje por animais adultos, idosos, portadores de doenças crônicas. São animais com uma bagagem triste de abandono e maus tratos. Muitos chegaram ainda filhotes, mas por não atenderem ao perfil procurado pela maioria das famílias, aguardam há mais de dez anos pelo grande dia, envelhecendo num lugar que deveria ser transitório. Coff, Juju, Leonard, Cicarelli, Chocolate, Leka, Pedrinho, Jack Pirata, Dudu, Sugar, Apache, Charles Henrique, Dino, Spike e Balrog são alguns deles.

Vantagens de adotar um animal adulto:

Já cresceu e já se sabe o tamanho que ele vai ficar
Já se conhece o temperamento
Menos bagunça/destruição de objetos
São mais resistentes às doenças

Também é importante ter em mente que adotar um pet requer planejamento para longo prazo, já que cães e gatos, por exemplo, podem viver bastante tempo.

Mais que a intenção de adotar, é necessário que o possível tutor se comprometa com algumas responsabilidades fundamentais para garantir a qualidade de vida e o bem-estar do animal. Analy orienta sobre a guarda responsável e sobre o conjunto de regras básicas que devem ser seguidas pela família que decide adotar. Isso inclui alimentação adequada, água, higiene, vacinação, evitar fugas, cuidados médico-veterinários, atenção e muito carinho.

“O animal precisa sair daqui para ter uma vida melhor e, muitas vezes, as pessoas nem sabem da importância dessas coisas, então nosso papel é orientar”, explica a coordenadora.

Como adotar

Os interessados em adotar um animal de estimação podem buscar o serviço “Adotar cães e gatos” no menu do Portal 156, que dá acesso a uma galeria de fotos dos pets que estão esperando por um lar.

Os animais disponíveis para adoção estão devidamente vacinados, vermifugados, castrados, identificados por microchip e possuem Registro Geral do Animal (RGA), conforme Lei Municipal nº 13.131/01. 

No site, o futuro tutor precisa preencher as informações no formulário, como as de perfil e sobre a casa onde mora. Isso é importante porque para adotar um gato, por exemplo, a propriedade precisa ter tela. “Não podemos liberar um animal para ir para um local que possa correr algum risco”, pondera Analy.

Uma vez que essa etapa avança, se não houver nenhuma incompatibilidade, é feito o agendamento da visita para que o futuro tutor possa conhecer o animal e levá-lo para casa. Nesta visita, o cidadão deverá levar uma coleira se for adotar um cão ou uma caixa de transporte, caso vá adotar um gato. Além disso, o tutor também precisa apresentar RG, CPF, comprovante de residência recente (dos últimos três meses) e pagar uma taxa pública de R$ 29,30.

Em alguns casos, a equipe de veterinários faz uma visita prévia no imóvel para verificar a compatibilidade do animal com o futuro lar, e assim evitar fugas ou devoluções.

Compartilhar:

  • Data: 10/05/2022 08:05
  • Alterado:17/08/2023 04:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados