Feriados Antecipados: Uma Medida Necessária
A cidade de São Paulo e alguns municípios decidiram antecipar dois feriados de 2021 e três de 2022 objetivando conter o aumento de casos de Covid-19
- Data: 23/03/2021 16:03
- Alterado: 23/03/2021 16:03
- Autor: Redação
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Roberto Parizotti / FotosPublicas
De 26 ou 27 de março até 04 de abril, não haverá dia útil para a maioria da população, alterando a rotina das cidades e de seus moradores. A semana da Sexta-Feira Santa será um grande feriadão. Para aumentar o Isolamento Social, cientificamente apontado como um fator predominante para reduzir a propagação do Coronavírus, prefeitos decretaram um Feriadão de até 9 dias, antecipando os feriados de março (Corpus Christi e Consciência Negra de 2021 e 2022) e, no caso da cidade de São Paulo, o feriado de aniversário de 2022. Esta medida foi realizada em 2020 e alguns consideram-na ineficaz: apenas em um domingo, o Índice de Isolamento chegou a 57%.
O INÍCIO
Após atingir 88% de ocupação de leitos de UTI para covid-19 e registrar o primeiro óbito na fila de espera de leitos, a gestão Bruno Covas decidiu antecipar todos os feriados programados até julho para tentar evitar o colapso generalizado do sistema de saúde da capital paulista. Com isso, a rotina dos trabalhadores mudará, já que as empresas são obrigadas a aderir ao decreto municipal e liberá-los do trabalho ou pagar em dobro o dia trabalhado, mas depende de acordos e convenções coletivas de trabalho.
Na prática, pouco deve mudar, já que desde o dia 30 o Estado está na Fase Emergencial do Plano SP. Os servidores públicos municipais não trabalharão, mas para os servidores estaduais e federais há ainda indefinições. A Região do ABC também aderiu ao feriadão e diversas cidades acompanharam.
APENAS ATIVIDADES ESSENCIAIS
De acordo com o decreto municipal, unidades de saúde, segurança urbana, assistência social, serviço funerário e outras atividades que não possam sofrer descontinuidade não participarão do “feriadão”.
O QUE MUDA
Mercados, Supermercados, Hipermercados e Postos de Combustíveis funcionarão até as ;17h; hospitais públicos e privados, serviços de saúde de urgência e emergência, farmácias, laboratórios, hospitais veterinários e demais serviços de natureza essencial ao funcionamento dos serviços de saúde continuam funcionando normalmente; delivery, 00:00 hs, drive thru de alimentação até as 19h; a venda de bebidas alcoólicas está proibida em qualquer estabelecimento; ônibus municipais só transportarão pessoas de serviços essenciais que devem ser identificadas; transporte intermunicipal pode ter alterações (em negociação)
CONTAS E PAGAMENTOS
Contas não terão mudanças em suas datas de vencimento, e bancos farão atendimentos de forma digital.