Feriado em vista, segurança em primeiro lugar
Crea-SP reforça fiscalização em locais de grande público e pontos turísticos
- Data: 11/10/2023 13:10
- Alterado: 11/10/2023 13:10
- Autor: Redação
- Fonte: Crea-SP
Crédito:Divulgação
O feriado prolongado de 12 de outubro, data em que são celebrados o Dia de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças, promete grande fluxo de pessoas pelas cidades paulistas para visitar atrações de lazer. Com o aumento da circulação de pessoas em shopping centers e pontos turísticos, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) reforçou as atividades de fiscalização para garantir mais segurança à população.
Desde o início de outubro, o Crea-SP vem atuando de forma estratégica pelo Estado nos endereços mais requisitados neste período. Um deles, inclusive, na capital: o Sampa Sky. Localizado no 42º andar do edifício mais alto do centro de São Paulo, o mirante de vidro foi fiscalizado do projeto à execução. Agora, as atividades de manutenção seguem sendo verificadas, contou o chefe da Unidade de Gestão e Inspetoria do Conselho nas Zonas Leste, Norte e Centro, Tecg. José Paulo Garcia. “Nossa função é acompanhar o andamento da manutenção desse empreendimento para a segurança da sociedade, protegendo também os profissionais que têm habilitação para atuar aqui”.
O monumento criado pelo artista plástico Gilmar Pinna e recém inaugurado em Aparecida, em homenagem à Padroeira do Brasil, também contou com a fiscalização do Crea-SP. A montagem da estátua de 50 metros de altura foi acompanhada pelos agentes fiscais ainda em setembro. Em etapa de finalização, o local segue sendo vistoriado quanto às responsabilidades técnicas da estrutura, do içamento de materiais, instalações elétricas e de iluminação, soldagem etc.
O que a fiscalização busca
A legislação brasileira define que qualquer atividade de Engenharia, Agronomia ou Geociências deve ser realizada e amparada por um profissional habilitado para tanto e com registro no Crea-SP. Quando são empresas em atuação, é obrigatório que as mesmas também sejam registradas no Conselho.
A fiscalização certifica, então, que à frente das estruturas e instalações de todo o ambiente, existem responsáveis técnicos. A manutenção, seja mecânica, elétrica ou hidráulica é vistoriada e deve respeitar prazos pré-estabelecidos. Isso é feito por meio da análise de documentos, como comprovantes de registro e Anotações de Responsabilidade Técnicas (ARTs).
O advogado Antônio Carlos da Relva Caldeira, proprietário do 42º andar do mirante do Sampa Sky, concordou com a abordagem. “A atuação do Crea-SP se dá no sentido de prover segurança, tanto para nós, com a validação de que estamos atuando dentro das normas, quanto para o público que nos visita”, defendeu.
A agente fiscal Inês Mithie Umino explicou que a operação avança para outros lugares. “Estamos nos locais de grande circulação porque é importante verificarmos esses espaços e tudo que envolve a área tecnológica”, disse.
Parques de diversão e aquáticos também foram fiscalizados. “Neste trabalho, nosso objetivo é desconstruir um pouco a ideia que a população geral tem de que o Crea-SP é apenas Engenharia Civil. Realizamos o levantamento do quadro técnico e dos prestadores de serviços com o intuito de salvaguardar a sociedade, contribuindo para as atividades de engenharia”, detalhou o agente de fiscal Paulo Campos, que realizou apurações no Hopi Hari e no Wet ‘n Wild, que ficam no município de Vinhedo, no interior de SP.
“O Hopi Hari é um dos maiores parques do Brasil, então é sempre uma honra receber o Crea-SP para mostrar que estamos oferecendo segurança em nossa operação”, afirmou o diretor de Engenharia e Manutenção do parque, engenheiro Eduardo Fernandes.
O mesmo foi reforçado no Wet ‘n Wild. “Sentimos a importância de nos aproximarmos do Conselho para ter um bom relacionamento porque isso é fundamental para o sucesso do nosso empreendimento”, disse o gerente de manutenção, engenheiro Marcelo Gregório.
Fora essas atrações, espaços infantis em empresas, restaurantes e condomínios, por exemplo, contam com inspeção periódica.