Fenatran e o crescimento projetado do transporte rodoviário de cargas e logística

A previsão é de que a Fenatran receba 65 mil visitantes entre os cinco dias de duração de sua 24ª edição

  • Data: 13/05/2024 17:05
  • Alterado: 13/05/2024 17:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix
Fenatran e o crescimento projetado do transporte rodoviário de cargas e logística

Crédito:Divulgação

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A Fenatran, principal feira para o setor de transporte rodoviário de cargas e logística da América Latina, será ainda maior em sua vigésima quarta edição. Com parceria institucional e apoio das principais associações do setor, entre elas a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC) e a Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), o evento, que ocorrerá de 4 a 8 de novembro, ocupará todos os pavilhões do São Paulo Expo. Serão mais 100 mil metros quadrados dedicados a reunir 600 marcas com as principais inovações dos segmentos, o que representa um avanço de 20% em relação a edição anterior, realizada em 2022. Além de preencher todo o ambiente interno do maior centro de exposições do Brasil, uma das atividades interativas, Fenatran Experience, será realizada mais uma vez na área externa. O projeto promoverá 2.500 test-drives em caminhões das marcas Ford, Iveco, Mercedes-Benz, Scania e Volkswagen.

De Resende para o México

Fenatran e o crescimento projetado do transporte rodoviário de cargas e logística
Caminhão Volkswagen e-Delivery da Coca-Cola FEMSA no México (Divulgação)

Já presente em sete países, o e-Delivery segue expandindo sua atuação internacional. Desta vez, seis unidades do caminhão elétrico produzido na cidade fluminense de Resende desembarcam na frota da Coca-Cola FEMSA do México. Os veículos são do modelo 14 toneladas e circularão pelas ruas daquele país em breve para distribuição de bebidas. A Volkswagen Caminhões e Ônibus lançou o e-Delivery há três anos e já acumula centenas de veículos em operação em toda a América Latina. O e-Delivery tem uma arquitetura flexível na qual a parte frontal acondiciona cabine e auxiliares. Entre os eixos, ficam as baterias, e o motor elétrico síncrono de imã permanente de corrente alternada está posicionado na traseira do veículo. Os e-Delivery de 11 e 14 toneladas estão equipados com o mesmo motor produzido pela empresa brasileira WEG, com 300 kW (408 cavalos) e torque máximo de 216 kgfm. O e-Delivery de 14 toneladas 6×2 tem peso bruto total de 14.300 quilos e recebe uma calibração minuciosa para operações severas.

Com motor flex

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Embarque do Renault Kangoo na Argentina (Divulgação)

A nova geração do Renault Kangoo, com motor a combustão, será lançada no Brasil no início de junho. A multivan já está presente no país na versão elétrica com motor de 90 kWh (120 cavalos) de potência e 25 kgfm de torque. A Renault argentina, que fabrica desde 1998 o modelo com motor a combustão, deu início à exportação para o Brasil das primeiras unidades produzidas na fábrica de Santa Isabel, em Córdoba, que já produziu mais de 470 mil unidades do Kangoo. A nova geração do Kangoo chega com motor 1.6 SCe Flex e contará com porta lateral corrediça. Pode transportar até 800 quilos de carga útil, com um compartimento de carga de até 4,3 metros cúbicos.

Alerta aos caminhoneiros

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(Divulgação)

O primeiro prazo do escalonamento estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para os motoristas com habilitação nas categorias C, D ou E fazerem exames toxicológicos encerrou no dia 30 de abril. Mais de um milhão de condutores que tinham CNH nas categorias C, D e E com data de vencimento de janeiro a junho deixaram de fazer o exame toxicológico periódico pendente e começaram a ser notificados e multados em R$ 1.467.35. Mais de dois milhões de motoristas, cujas CNHs tem prazo de validade entre julho e dezembro ainda têm uma última oportunidade, até o dia 30 de maio, para fazer o exame, preservar a segurança viária e evitar as penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa independe de fiscalização na pista. A infração consiste em deixar de fazer o toxicológico periódico pendente no prazo, sendo identificada e sua multa gerada no sistema do Detran de cada Estado. Para o exame, são usadas amostras de cabelos, pelos ou unhas. O preço do exame é de aproximadamente R$ 135.

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  • Data: 13/05/2024 05:05
  • Alterado:13/05/2024 17:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix









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