Feirão de Crédito em Diadema atende mais de 80 indústrias
Parceria entre Prefeitura, Ministério do Empreendedorismo, FIESP, CIESP, SEBRAE e 9 bancos e cooperativas de crédito é inédita na região
- Data: 19/04/2024 17:04
- Alterado: 19/04/2024 17:04
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Feirão de Crédito em Diadema
Crédito: Dino Santos
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET), o Polo Cosmético de Diadema e o CIESP-Diadema, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Diadema (ACE), SEBRAE, FIESP, Desenvolve SP e o Ministério do Empreendedorismo, Micro e Pequenas Empresas (MEMP), realizaram nesta quinta (18) um grande Feirão de Crédito, na sede do CIESP.
Foram 8 horas de negociações, nas quais indústrias de Diadema e região puderam dialogar diretamente com quase uma dezena de bancos, cooperativas e agentes de desenvolvimento, em busca de oportunidades para investir e impulsionar seus negócios. Mais de 80 empresas foram atendidas.
Segundo o titular da SEDET, secretário Fábio Nunes, o feirão é onde se encontram as melhores ofertas, no menor espaço de tempo. “O tempo é precioso para quem está gerando riqueza,” afirmou o secretário, na abertura do evento. “Estamos em um momento de ascensão da economia de Diadema e por isso é importante estarmos aqui com toda nossa equipe, junto com os bancos, para ouvir as demandas, tirar dúvidas e construir de verdade o ambiente que a gente deseja para a cidade. Um ambiente em que os negócios aconteçam com segurança, franqueza e olhos nos olhos.”
Estavam presentes no Feirão, com linhas de créditos exclusivas para indústrias e taxas a partir de 1% ao mês, os bancos Bradesco, Santander, Sofisa, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, além das cooperativas SICOOB, SICREDI, INDUSCOOP e a agência de empreendedorismo do Governo Estadual, Desenvolve SP. “São mais de 20 milhões de reais em crédito disponível para as empresas aqui hoje,” afirmou Ricardo Dalceno, consultor de negócios do Desenvolve SP.
Fomento ao Empreendedorismo
O evento foi precedido por uma palestra do ex-secretário da SEDET, Marcelo Strama, atual Diretor de Fomento do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), e Paulo Barbosa, coordenador geral dos programas de fomento da pasta, que apresentaram as ações do novo ministério, comandado por Márcio França.
“Nossa missão é promover acesso a crédito saudável, promoção de um ambiente jurídico seguro e a redução do tempo de abertura e renovação de empresas,” explicaram Strama e Barbosa. “Por isso desenvolvemos o Procred 360, um pacote de crédito para micro e pequenas empresas que será uma alternativa ao Pronampe; o Desenrola PJ; e estamos trabalhando na valorização dos MEIs, principalmente os que recebem Bolsa Família, para que o empreendedorismo formal seja uma porta de saída para eles.”
“O prefeito Filippi realiza um excelente trabalho de reaproximação com os empresários, com a indústria, e viemos de Brasília para deixar claro que estamos à disposição de Diadema para o que vocês precisarem,” completou Strama.
Claudia Tutia, diretora financeira da Kobber Alimentos, fez questão de apontar esta iniciativa como sensacional. “A gente já está cheio de problemas no dia a dia, é ótimo que o CIESP e a prefeitura venham com soluções,” celebrou. “Essa aproximação com linhas de crédito ajuda a expansão da indústria na cidade. Nós estamos há 30 anos aqui em Diadema e é a primeira vez que vimos algo assim. Minha estratégia hoje, por exemplo, foi justamente procurar aquelas instituições com as quais não temos ainda um relacionamento para comparar com as taxas que já temos acesso. Está sendo ótimo.”