Feira livre de produtos sustentáveis ocupa a Praça do Sesc Avenida Paulista
No encerramento a apresentação da dança tradicional “Tambor de Crioula”, do Grupo Cupuaçu
- Data: 16/09/2022 12:09
- Alterado: 15/08/2023 22:08
- Autor: Redação
- Fonte: SESC
Feira livre
Crédito:Julia Parpulov
Nos dias 24 e 25 de setembro de 2022, produtores de diversas regiões da cidade, participam da Feira Paulista Sustentável. O evento reúne agricultores e que cultivam frutas, legumes, grãos, verduras, mel, queijos e outros produtos como vestuário, utensílios domésticos e artísticos. A feira acontece na Praça da unidade, sábado e domingo, das 11h às 16h.
O Grupo Cupuaçu apresenta Tambor de Crioula, uma tradicional dança popular feminina, na qual os homens cantam atrás dos tambores e brincam dançando. A apresentação acontece na Praça, no dia 25 de setembro de 2022, domingo, às 16h, gratuitamente.
Feira Paulista Sustentável
Encontro e exposição de iniciativas voltadas à produção de alimentos, vestuário, utensílios domésticos, pautados pela sustentabilidade, defesa dos direitos humanos e construção de novas relações de consumo e convivência. São produtores de diversas regiões da cidade, além de artistas do Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, participam da feira. O evento reúne agricultores e produtores artesanais que cultivam frutas, legumes, grãos, verduras, mel, queijos e outros produtos como vestuário, utensílios domésticos e artísticos.
Em comemoração ao Dia do Cerrado, que acontece no dia 11 de setembro, o evento trará produtos típicos do bioma brasileiro (único no mundo) e publicações do projeto Cerrado em Quadrinhos, do quadrinista Evandro Alves. Além disso, contará com uma ação artística ao vivo de bordado em folha, do artista Alan Vilar, residente em Mato Grosso do Sul.
Tambor de Crioula
Para o encerramento da feira de orgânicos, o Grupo Cupuaçu faz a apresentação Tambor de Crioula, uma tradicional dança popular feminina, na qual os homens cantam atrás dos tambores e brincam dançando. Esse tambor é uma devoção a São Benedito, dançado originalmente por mulheres crioulas, e atualmente aberto a todas as mulheres. A dança tem início com a ladainha para São Benedito, a cantoria para o santo. Ele nasce de um tambor mais antigo, dançado apenas por homens nas senzalas, que com o tempo e as manobras para fugir dos olhos do Senhor, se transformou no Tambor das Crioulas.
SERVIÇO
Encontro |Feira Paulista Sustentável
Quando: 24 e 25 de setembro. Sábado e domingo, das 11h às 16h
Classificação etária: Livre
Onde: Praça – Térreo
Capacidade: 100 lugares
Grátis – Sem retirada de ingressos.
Intervenção | Tambor de Crioula
Grupo Cupuaçu
Quando: 25 de setembro de 2022. Domingo, às 16h
Classificação etária: Livre
Onde: Praça – Térreo
Duração: 60 minutos.
Capacidade: 100 lugares
Grátis – Sem retirada de ingressos.