Feira do Ceasa on-line registra aumento nas vendas e estende o serviço ao varejo
Na última semana, a plataforma registrou aumento de 400% nas vendas e o varejo já representa 60% do faturamento do marketplace.
- Data: 14/04/2020 14:04
- Alterado: 14/04/2020 14:04
- Autor: Redação
- Fonte: Feira do Ceasa
Da esquerda para a direita
Crédito:Divulgação
Inicialmente voltado para atender aos atacadistas do segmento food service por frutas, legumes e verduras, o portal Feira do Ceasa (http://www.feiradoceasa.com.br) encontrou no varejo um novo modelo de negócios. O site que antes comercializada produtos agrícolas em caixas passou a vender quantidades fracionadas para “pessoa física” após diagnosticar o aumento da demanda, surgido em meio a crise provocada pelo COVID-19.
No ar desde o mês de janeiro, a plataforma nasceu com o objetivo de simplificar a compra e venda de FLV (frutas, legumes e verduras) entre os permissionários do Ceasa São Paulo e compradores da rede atacadista e de todo o segmento food service, que compreende mercados, padarias, bares e restaurantes – setores que buscam qualidade e pouca quantidade, porém com recorrência.
“O objetivo era levar o Ceasa até o comprador, oferecendo comodidade, economia de tempo, dinheiro e a oferta de produtos frescos, com o selo de qualidade do maior hortifruti a céu aberto da América Latina. Mas nas últimas semanas assistimos ao aumento da compra pelo varejo que, para ter acesso aos produtos, investiam na quantidade com o risco de perder boa parte da compra pela perecidade, o que não faz sentido em tempos de consumo consciente. Então, nos organizamos internamente e mobilizamos os nossos sellers para oferecer quantidades reduzidas. Essa iniciativa também nos ajudou a compensar as perdas que registramos no atacado, em decorrência do fechamento de boa parte da cadeia que compõe o setor food service”, explica Cristian Rosa, fundador da CV Market Place, administradora da plataforma.
Com logística especializada, instalada dentro do Ceasa, a CV Market Place garante entrega dos pedidos em até 48 horas, com frete gratuito.
Pandemia – Com a ampliação da quarentena no Estado, a expectativa é de que as vendas sigam em curva de crescimento. “A tendência é de que aqueles que já estão usando os nossos serviços façam reposições semanais e se tornem promotores da Feira do Ceasa on-line. Além disso, muitas pessoas estão buscando opções no delivery para evitar sair de casa e logo serão impactados pela nossa mensagem”, avalia Wander Paes, CEO da CV Market Place.
Para ele, a tendência da compra on-line será reforçada nos próximos meses. “A crise da saúde impôs mudanças drásticas na rotina da população e forçou a adoção de um novo comportamento, que prevê a “digitalização” dos serviços como, por exemplo, a venda de produtos tão delicados como frutas, legumes e verduras pela internet. As pessoas tendem a incorporar as novas tecnologias no dia a dia, especialmente quando são bem sucedidas em suas experiências”, completa o CEO.
Mix de produtos – No site estão cadastrados mais de 5 mil produtos, dos quais cerca de 400 já estão disponíveis para a comercialização. O sistema pode receber, a qualquer momento, novos fornecedores para completar o mix e tem potencial para atender a toda a cadeia que opera no Ceasa, composta por cerca de 2,8 mil permissionários.
Além dos itens tradicionais, há também a linha premium e as frutas exóticas que atraem multidões à Central de Abastecimento, como physalis, cupuaçu, macadâmia, mirtilo, entre outros.