Feira de Adoção do CCZ Diadema encontra um novo lar para mais 16 animais
Em mais uma parceria com o Shopping Praça da Moça foram adotados nove gatos e sete cães
- Data: 29/08/2022 09:08
- Alterado: 15/08/2023 23:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Feira de Adoção do CCZ Diadema
Crédito:Tatiana Ferreira
Diz o dito popular que amor a gente não divide, só multiplica. E com essa máxima, o domingo (28) da família Tavares Camara Veiga vai ficar para sempre na memória de seus integrantes depois que a família decidiu adotar, de uma só vez, três animais na Feira de Adoção realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Diadema em conjunto com o Shopping Praça da Moça.
Flávia, o marido Giovani e os filhos Luna e Lia decidiram levar para casa a Lua (uma cachorra de 3 meses), a Danone (uma gatinha de 2 anos) e a Nina (outra gata de 1 ano). “Saímos de casa pensando em adotar um cachorro e um gato, mas chegando aqui cada um gostou de uma gata e, para não ter briga, vamos levar os três. A família aumentou”, afirmou Flávia.
Quem também saiu de casa com a certeza de querer aumentar a família foram Wagner Olímpio e o Régis Barreto. “Já temos um cachorro da raça yorkshire de 13 anos e fizemos um resgate de um gatinho de 7 anos. Saímos de casa decididos a adotar uma gata, fêmea, jovem e da cor preta, porque sabemos que ainda tem muito preconceito com gatos dessa cor e chegamos aqui e encontramos a Wendy, que agora vai se chamar Calíope, nome de uma musa grega (Calíope é a musa da poesia épica. Filha de Zeus e Mnemósine, segundo a mitologia é uma das noves musas, que têm por missão a inspiração dos seres humanos para que estes se tornem criativos na arte e na ciência)”, contou Wagner.
Morador do bairro Casa Grande, David Allan Almeida Souza já era tutor da Nanacha (uma cachorra de 6 anos) e decidiu buscar na Feira de Adoção uma companhia para sua pet não ficar mais sozinha. Saiu de lá com o Carlos, um cachorro de quatro meses, que talvez ganhe um novo nome para celebrar a chegada na família.
Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, e o empreendimento comercial, a Feira de Adoção chegou a sua quarta edição em 2022. Desde o início de 2022, mais de 60animais ganharam um novo lar por intermédio das feiras presenciais.
Amor pelos animais
Devoto de São Francisco de Assis (frade católico que ficou conhecido como protetor dos animais), João da Costa Ramos, morador do bairro Campanário, é um apaixonado por cachorros desde a infância. Diferentemente das outras pessoas que foram ao shopping, que procuraram a feira para aumentar a família, o objetivo do seu João foi encontrar um novo animal de estimação após a triste perda da Nina (uma cadela que estava havia 12 anos na família e morreu atropelada por imprudência de um motoqueiro). A escolha não poderia ter sido mais especial: Afonso, um cachorro de cerca de 7 anos, que aproximadamente dois anos já vivia abrigado no CCZ.
“Cheguei e gostei dele, pelo jeito calmo e tranquilo. Vai ser meu parceiro. Tenho casa com quintal, ele vai ter espaço. Vou cuidar bem, se for viajar, vai comigo para a praia. Tenho um amor muito grande por animais”, afirmou seu João.
Segundo a médica veterinária e coordenadora do CCZ Diadema, Nanci do Carmo, dos animais disponibilizados para a adoção na Feira deste domingo (28), nove gatos e sete cachorros ganharam um novo lar. Todos os novos tutores receberam orientações da equipe do CCZ Diadema sobre os hábitos dos animais adotados e sobre a importância da posse responsável, para garantir que a escolha seja responsável e evitar arrependimentos após a adoção.
O CCZ é um serviço de saúde que trabalha no intuito de evitar a transmissão de doenças que atingem o homem através dos animais. Os animais tutelados no serviço são frutos de ações do órgão em casos de relevância à saúde pública ou de maus tratos. Ao contrário do que muita gente imagina, o serviço não recolhe e nem aceita entregas de animais. De acordo com a legislação federal (nº 14.064/20), o abandono e os maus tratos de animais são crimes com pena de detenção de até cinco anos. Denúncias podem ser feitas pelo e-mail: [email protected].
Adoção durante todo o ano
Quem deseja adotar um cão ou gato pode ir até o CCZ para conhecer pessoalmente os animais disponíveis. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Para adotar é preciso ter mais de 18 anos, apresentar documento de identidade com foto (RG e CPF) e comprovante de endereço. Após preencher um cadastro e passar por uma breve entrevista, o tutor assina o termo de posse responsável e recebe todas as orientações para cuidar bem do animal escolhido.
No site “Adote Amor” é possível visualizar fotos e conhecer detalhes dos pets disponíveis antes de se dirigir ao serviço. O início do processo de adoção é virtual, pelo site. Mas após a escolha do animal, o interessado entrará em contato com o CCZ de Diadema para formalizar o ato, tramitar o pedido e, finalizar a adoção.
A feira virtual faz parte das políticas públicas da Prefeitura de Diadema em prol do bem-estar e proteção animal e é resultado do trabalho conjunto das Secretarias Municipais da Saúde, por meio do CCZ, e do Meio Ambiente, além do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (CONPBEA).
Serviço:
Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)
Local: Rua Ipoá, 131 – Inamar.
Tel.: 0800 77 10 963
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.