Fatecs prorrogam submissão de trabalhos para Simpósio do Patrimônio
Inscrições de resumos expandidos e relatos de experiência podem ser feitas até domingo (11); gratuito e aberto ao público, evento será realizado em Jundiaí
- Data: 06/08/2024 13:08
- Alterado: 06/08/2024 13:08
- Autor: Redação
- Fonte: CPS
Desde 2018, simpósio faz parte da programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural de Jundiaí
Crédito:Fotógrafos PMJ
O período para submissão de trabalhos acadêmicos na 12ª edição do Simpósio do Patrimônio Material e Imaterial foi prorrogado. Professores e estudantes pesquisadores de temas relacionados a patrimônio, cultura, turismo e eventos podem inscrever seus resumos expandidos e relatos de experiência até o próximo domingo (11) pela internet.
O evento é realizado por meio de parceria entre as Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) Itu, Jundiaí e São Paulo, além do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) de Jundiaí.
Os trabalhos devem seguir um dos três eixos temáticos: Patrimônio cultural e natural, gestão participativa e ativismo social; Educação patrimonial, representatividade social e pluralidade cultural; e Turismo, lazer e políticas de cidadania participativa. Confira aqui as regras para submissão.
Programação
Gratuito e aberto ao público, o Simpósio será realizado nos dias 29, 30 e 31 de agosto, na Fatec Jundiaí e no campus da Unip localizado na cidade. O professor do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (DA-USP), José Guilherme Cantor Magnani, fará a conferência de abertura.
Além da apresentação dos trabalhos selecionados, a programação prevê uma série de diálogos com temas como patrimônio cultural e natural; turismo, lazer e políticas de cidadania participativa; e educação patrimonial, representatividade social e pluralidade cultural.
Participam dos debates o professor indígena da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc-BA) e da Universidade Federal do Sul Bahia (UFSB), Carlos dos Santos; a responsável pelo Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte da Universidade Estadual de Campinas (LAP Nepam/Unicamp), Aline de Carvalho; e a livre docente do Departamento de Geografia da USP, Simone Scifoni, entre outros.
O encerramento do evento prevê caminhada mediada e visita técnica à Igreja Santa Clara. A relação completa de debatedores e a programação dos três dias de Simpósio estão disponíveis no site do evento. As inscrições para ouvintes podem ser feitas até 31 de agosto, na mesma página.
Desde 2018, o Simpósio faz parte da programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural da cidade, um programa municipal de educação patrimonial que tem o objetivo de debater resultados de pesquisas, reflexões e intervenções no âmbito da preservação do patrimônio cultural.
Serviço
12º Simpósio do Patrimônio Material e Imaterial
Local 1: Fatec Jundiaí
Endereço: Avenida União dos Ferroviários, 1.760 – Ponte de Campinas
Local 2: Universidade Paulista (Unip)
Endereço: Avenida Armando Giassetti, 577 – Vila Hortolândia
Data: 29, 30 e 31 de agosto
Horários: confira a programação
Submissão de trabalhos: até 11 de agosto pelo site
Inscrições e mais informações: pelo site