Fatec São Caetano promove a 12ª Global Game Jam
Maratona de jogos digitais é organizada pela unidade do CPS no Brasil e ocorre simultaneamente em mais de 100 países; ainda é possível se inscrever
- Data: 27/01/2021 11:01
- Alterado: 27/01/2021 11:01
- Autor: Redação
- Fonte: CPS
Estudantes e profissionais reúnem-se no GGJ 2021 para desenvolver jogos digitais durante 94 horas ininterruptas
Crédito:Divulgação/CPS
Começa nesta quarta-feira (27) e vai até domingo (31), a 12ª Global Game Jam – maratona promovida no Brasil pelo curso de tecnologia de Jogos Digitais da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Caetano do Sul. É a primeira vez que a GGJ acontece de forma virtual e as ainda podem ser feitas durante o evento.
A maratona tem o objetivo de estimular os participantes a criarem jogos. “As jams possibilitam o desenvolvimento de habilidades como a colaboração, o trabalho em equipe com um tema específico e sob pressão, além do aprendizado de como administrar melhor o tempo”, explica o coordenador do curso de Jogos Digitais da Fatec, Alan Carvalho.
Os inscritos reúnem-se em equipes e são desafiados a criar um game sobre um tema sugerido durante os cinco dias de evento. O professor Alan menciona ainda que a participação na maratona resulta também na criação de um jogo digital que pode incrementar o portfólio do participante.
Jogo da inclusão
A Global Game Jam de 2021 ganhou o Selo de Apoio e Incentivo à Diversidade no Setor de Games nas categorias Gênero e LBGTQIA+. A chancela, conferida pela Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames), reconhece iniciativas que contribuem para a cultura do respeito e igualdade no ambiente acadêmico e na indústria brasileira de jogos digitais.
A Abragames já reconheceu outros eventos de games da Fatec SCS, o Games Day 2019 e o GameDev-Toolkit 2020, como eventos inclusivos. “Os selos reafirmam o trabalho de acolhimento que temos feito na Fatec para alcançar representatividade das minorias nos eventos do setor de games”, afirma Carvalho.
Os professores das Fatecs e Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) são orientados a estimular a inclusão no ambiente acadêmico. Para ajudá-los a trabalhar essas questões, o Centro Paula Souza (CPS) publicou há dois anos o Guia de Comunicação Inclusiva. O objetivo da publicação é contribuir para um clima saudável nas escolas com base princípios como inclusão social, racial e de gênero.
A publicação esclarece quais expressões devem ser evitadas para combater o preconceito e estereótipos, além de elucidar o significado de siglas e expressões usadas frequentemente de maneira errônea. O Guia recebeu Certificado de Excelência na edição de 2019 do SABRA Awards Latin America, na categoria Educação Pública.
Serviço:
12ª Global Game Jam
Data: 27 a 31 de janeiro
Horário: das 19 horas do dia 27 às 17 horas do dia 31
Inscrições: site do evento