Fatec Franco da Rocha realiza intercâmbio virtual com a Polônia
Projeto conta com participação de estudantes dos cursos de Gestão da Tecnologia da Informação e Gestão de Energia e Eficiência Energética
- Data: 01/11/2022 13:11
- Alterado: 15/08/2023 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: CPS
Entre as ações
Crédito:Divulgação
Por meio de encontros online, alunos da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Franco da Rocha uniram-se a outros estudantes da Universidade de Economia da Cracóvia, na Polônia, para desenvolver uma série de Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs) com o intuito de promover a troca de experiências culturais e linguísticas.
Coordenado pelos professores Jorge Tenório Fernando e Mauro Yuji Ohara, o projeto teve início na unidade em 2019 e já envolveu, até o momento, cerca de 80 alunos dos cursos superiores de tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação e Gestão de Energia e Eficiência Energética.
Entre os temas trabalhados, estão marketing, negociação e gestão de projetos. Na última edição, os jovens propuseram ações para auxiliar vítimas de catástrofes. “Vários eventos foram planejados para ajudar desde desabrigados de enchentes até refugiados da guerra na Ucrânia. Com objetivo de arrecadar doações, as propostas continham elementos das duas culturas, como, por exemplo, apresentações musicais e gastronômicas, com artistas e chefs de diferentes regiões do Brasil e da Polônia”, explica Fernando.
De acordo com o professor, entre as vantagens da iniciativa está a utilização de metodologias ativas de aprendizagem para estimular as competências socioemocionais dos alunos. “Os participantes têm a possibilidade de aprimorar habilidades como trabalho em equipe, liderança, criatividade, interdisciplinaridade e senso de responsabilidade social”, ressalta.
Referência global
Desenvolvidos pela Unidade do Ensino Superior de Graduação (Cesu) desde 2013, os PCIs do Centro Paula Souza (CPS) já contaram com a participação de mais de 6 mil alunos de 40 Fatecs, que tiveram a oportunidade de atuar em parceria com instituições da África do Sul, Argentina, Armênia, Chile, China, Colômbia, Estados Unidos, França, Holanda, Índia, Israel, Japão, México, Polônia e Portugal.
Para o coordenador dos PCIs, Osvaldo Succi Junior, o projeto vem crescendo nos últimos anos e atualmente está entre os principais do mundo. “É uma excelente oportunidade de oferecer internacionalização abrangente e de baixo custo aos estudantes, que têm a chance de expandir a fronteira dos seus conhecimentos de forma totalmente online”, afirma.
Na última semana, os PCIs do CPS foram destaque na Ivec 2022 – Conferência Internacional de Intercâmbios Virtuais, realizada em Valência, na Espanha. No painel Oportunidades e Desafios para os Intercâmbios Virtuais nas Américas, o coordenador do projeto debateu o tema com professores da Argentina, Colômbia, Estados Unidos e México. É possível conferir a programação na internet.