Fatec Americana sedia a Semana Fashion Revolution Brasil
Evento ocorre até quinta-feira (22), no formato online, e é voltado a profissionais e interessados no mercado têxtil e de moda
- Data: 19/04/2021 16:04
- Alterado: 19/04/2021 16:04
- Autor: Redação
- Fonte: CPS
Entre os temas que serão debatidos estão tingimento natural
Crédito:freepik
A partir desta segunda (19), a Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Americana, localizada na região de Campinas, recebe a Semana Fashion Revolution Brasil. O evento é voltado para profissionais e interessados na área têxtil e de moda e ocorre até quinta-feira (22), no formato online.
A Semana tem como embaixadora a aluna do último semestre do curso superior de tecnologia de Têxtil e Moda da Fatec Americana, Ana Beatriz Pedroso dos Santos. “O movimento global Fashion Revolution atua no Brasil desde 2014 e, como parte das ações promovidas por eles anualmente, é realizada essa semana”, comenta Ana.
A estudante soube da oportunidade de se tornar uma Estudante Embaixadora no perfil oficial do evento no Instagram. “Vi a chance de trazer debates novos e importantes para a Fatec Americana. Minha missão foi planejar ações dentro da faculdade, com o objetivo de promover o diálogo e conscientização sobre a indústria da moda”, completa.
Nesse processo, Ana contou com a ajuda da equipe formada por seus colegas de faculdade, Ana Luiza Gouveia Garcia, Fernando Fray Espanha, Jaqueline Cristina de Souza Esprocati, Jéssica Cortes Ribeiro e Micael Cristian dos Santos, com suporte das professoras Doralice Luro Balan e Maria Adelina Pereira.
Segundo a embaixadora, a Fatec Americana está inserida na região de um dos mais importantes polos têxteis do Brasil e é de extrema importância sediar um evento desse porte. “Para realização do evento, contei com apoio do Instituto Fashion Revolution, que forneceu materiais educativos e material gráfico, além de promover reuniões sobre o projeto e treinamento com a temática de equidade racial”, finaliza.
Confira a programação completa:
19/04, às 10 horas – Roda de conversa sobre Tingimento Natural, com Kiri Miyazaki, Carol Bittencourt, Carla Castro e Jaque Souza;
20/04, às 10 horas – Roda de conversa sobre Upcycling, com Mirela Rodrigues (Think Blue), Trika Guimarães (TG Acessórios) e Vanessa Cândido Costa (Stringueria);
21/04, às 10 horas – Roda de conversa sobre Fashion Law, com Ketelen Favero, Sarah Albuquerque, Thaielly José e Victor Lima;
22/04, às 9 horas – Palestra: Normas de segurança química têxtil para a produção sustentável, com Maria Adelina Pereira (Superintendente do Comitê Brasileiro de Têxteis e Vestuário da ABNT);
22/04, às 10h30 – Bate-papo sobre Moda e Sustentabilidade, com Lilyan Berlim.
Para eventuais dúvidas e informações, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou consulte o Instagram @modos.modas.
Sobre o Fashion Revolution
O Fashion Revolution é um movimento global presente em cerca de 100 países, criado após o desabamento do Rana Plaza, prédio que abrigava confecções de roupas em Bangladesh. O acidente, que aconteceu no dia 24 de abril de 2013, deixou mais de 1.100 mortos e 2.500 feridos.
Hoje, ao redor do mundo são desenvolvidas ações mobilizadoras para incentivar as pessoas a questionarem suas marcas favoritas, convidando-as à simples, porém, poderosa reflexão: “Quem fez minhas roupas?” O objetivo é unir pessoas e organizações para trabalhar em conjunto e mudar radicalmente a maneira como as roupas são produzidas e consumidas, de modo que sejam feitas de maneira segura, limpa e justa.