FASCS realiza VII Simpósio de Formação Continuada de Docentes e Servidores
Fundação das Artes debate empatia e saúde mental
- Data: 26/07/2021 10:07
- Alterado: 26/07/2021 10:07
- Autor: Redação
- Fonte: FASCS
Crédito:Divulgação
Para marcar o início das atividades do segundo semestre letivo de 2021, a Fundação das Artes de São Caetano do Sul realizará, nos dias 29 e 30 de julho, o VII Simpósio de Formação Continuada de Docentes e Servidores. Respeitando as medidas de distanciamento social por conta da pandemia de Covid-19, essa edição do evento, que é gratuito, será realizada online.
A programação do Simpósio é voltada ao corpo docente e servidores da instituição, sempre proporcionando o debate de temas relevantes ao aperfeiçoamento profissional e à melhoria do ensino e aprendizagem, apresentados por especialistas no assunto.
No dia 29, às 10h, a palestra “Projeto Político-Pedagógico: desafios, práticas e possibilidades”, ministrada pela pedagoga Neide Gomes, orientará os participantes sobre este instrumento que reflete a proposta educacional da instituição de ensino.
A palestrante é Mestre e Doutora em Educação (FE USP); Mestre em Políticas Públicas (Flacso Brasil) e Pós-Doutora em Educação (Univ. Católica Portuguesa – campus de Lisboa). Atualmente, é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos/SP, onde lidera o Observatório de Políticas Educacionais: infâncias, educação integral e pesquisa-formação (CNPq), em que desenvolve e orienta pesquisas relativas aos temas das Políticas Públicas Educacionais, infâncias, formação de professores, territórios educativos e pesquisas com crianças.
Outro tema desta edição do Simpósio é “Empatia e Cooperação”, abordado pelo Prof. Me. Ives Alejandro Munoz no dia 30, às 10h. Ives é filósofo e Mestre em Educação Ética do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ética e Felicidade do Instituto de Psiquiatria/Ambulim, ligado ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP.
O especialista trará reflexões sobre a importância da empatia e da cooperação na sociedade e nas relações humanas, fundamentada em bases científicas, e comentará experiências bem-sucedidas para o aumento dessas ações.
Às 15h do mesmo dia, o psicólogo Davi Fernandes encerrará a série de palestras com orientações aos educadores sobre “Saúde Mental e autocuidado: reconhecimento, possibilidades e ações”. De acordo com Davi, o autocuidado tem início na observação e compreensão muito além do senso comum mas no que realmente nos falta e quais, diante de nossas experiências, são as possibilidades coerentes de ações congruentes para o bem-estar.
Os profissionais que participarem do evento receberão certificado emitido pela Fundação das Artes.
Programação de Palestras
29/07 (quinta-feira), às 10h
“Plano Político Pedagógico”
Palestrante: Neide Gomes
30/07 (sexta-feira), às 10h
“Empatia e cooperação”
Palestrante: Ives Alejandro Munoz
30/07 (sexta-feira), às 15h
“Saúde Mental e autocuidado: reconhecimento, possibilidades e ações”
Palestrante: Davi Fernandes