FASCS oferecerá Curso Técnico em Artes Visuais em 2023
Inscrições estão abertas até 30 de novembro
- Data: 24/11/2022 09:11
- Alterado: 24/11/2022 09:11
- Autor: Redação
- Fonte: FASCS
Crédito:Divulgação
A Fundação das Artes de São Caetano do Sul, instituição que é uma das maiores referências em ensino e difusão das artes do País, passará a oferecer a partir de fevereiro de 2023, o Curso Técnico em Artes Visuais, para alunos a partir de 15 anos, cursando o Ensino Médio. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 30 de novembro pelo site www.fascs.com.br.
Inserido no Programa de Formação Técnica da Fundação das Artes e do município, o Curso Técnico em Artes Visuais tem por objetivo oferecer a educação profissional técnica de nível médio no eixo de Produção cultural com foco na formação humanística e técnica capaz de propiciar a inserção e ampliação do setor cultural e mercado de trabalho.
As transformações ocorridas em todas as áreas, especialmente nos últimos tempos, sugerem a necessidade de que o conhecimento seja construído de forma continuada. O curso técnico em Artes Visuais proporciona condições objetivas para que o aluno possa identificar e adequar-se a essas mutações, atendendo aos desafios lançados pela globalização, e propiciando a formação de profissionais com capacidade de trabalhar em equipe, sintonizados com as relações multiculturais que norteiam as organizações.
Entre os objetivos específicos do Curso Técnico estão a formação integrada do intérprete, artista e realizador; a reflexão, estudo, prática e pesquisa na livre produção artística; o contato com métodos, metodologias, sistemas, técnicas, recursos, equipamentos e tecnologias necessários para a produção, apropriação e difusão de produção acadêmica, educacional, artística e cultural.
O Curso propõe ainda a formação integrada com atividades complementares, estágio (não obrigatório) e ações de referencialização artística e cultural; além de promover a difusão cultural e ofertar atividades artísticas e culturais como forma de aprimoramento da cultura artística dos alunos, da comunidade, da região e do país; estimulando a investigação, a pesquisa e a autonomia, valorizando as tradições artísticas folclóricas e eruditas de diversas culturas.
“Trata-se de um trabalho realizado em um território em que se faz necessário ofertar um Curso Técnico em Artes Visuais que possibilite uma formação condizente com seu tempo e suas possibilidades artísticas”, finalizou o professor e coordenador da Escola de Artes Visuais, Valdo Rechelo.
Sobre o Curso Técnico
O Curso Técnico em Artes Visuais terá uma carga horária total de 1.200 horas/aula (40 minutos), divididas em quatro módulos semestrais, totalizando 20 semanas letivas em cada um dos módulos. As aulas ocorrerão no período noturno, de segunda a sexta-feira, das 19h30 às 22h10, no Ateliê de Artes Visuais e em outras estruturas do Edifício Milton Andrade, sede da Fundação das Artes (Rua Visconde de Inhaúma, 730 – Bairro Oswaldo Cruz – SCS). Serão oferecidas 15 vagas por semestre.
A matriz curricular inclui Desenho, Cerâmica, Pintura, História da Arte, técnicas de impressão e estamparia, fundamentos da poética, linguagem fotográfica, curadoria, entre outros conhecimentos.
O interessado em fazer o Curso Técnico deverá ter, no mínimo, 15 anos completos ou a completar durante o primeiro módulo do curso e estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio.
Após realizar as inscrições de forma online pelo site até 30 de novembro, os candidatos passarão por testes, que incluem redação redigida presencialmente e produção plástica; entrevista (feita pela banca examinadora, composta por membros do corpo docente e da coordenação da escola) e participação em atividades práticas.