FASCS lança novo curso técnico em dança
Curso é inédito na instituição e um dos únicos no Brasil que oferece a Habilitação Profissional-Técnica de Nível Médio em Dança
- Data: 22/04/2019 09:04
- Alterado: 22/04/2019 09:04
- Autor: Redação
- Fonte: Fundação das Artes de São Caetano do Sul
Crédito:Fábio Zerbini
Parte das comemorações de seu aniversário de 51 anos, celebrado no dia 25 de abril, a da Fundação das Artes de São Caetano do Sul lançará, na próxima quarta-feira (24/04), um novo curso técnico. O ato de lançamento do Curso Técnico em Dança: Intérprete-Criador ocorre a partir das 19h no teatro Timochenco Wehbi (Rua Visconde de Inhaúma, 730, bairro Nova Gerty).
Durante o evento, serão apresentados os principais objetivos do curso. A Cia Fragmento de Dança, especialmente convidada para a ocasião, levará ao público sua “Dança para Camille”, performance desenvolvida por Vanessa Macedo e Maitê Molnar.
“Dança para Camille” parte de um trecho que compõe o trabalho “Corpos Frágeis”, de 2010, e se torna um dueto independente de mulheres em 2018. Durante o processo criativo, são fonte de inspiração das dançarinas a vida e a obra da escultora francesa Camille Claudel.
TÉCNICO EM DANÇA
O Curso Técnico em Dança: Intérprete-Criador promove a formação integrada do intérprete, artista e realizador. O profissional é capacitado a criar e a interpretar coreografias diversas, espetáculos de repertório e performances contemporâneas, a desenvolver práticas e técnicas corporais, bem como utilizar estratégias de improvisação. Também realiza investigações de dança na interface com outras linguagens artísticas e dissemina a arte em projetos socioculturais.
Organizado em quatro módulos semestrais, com carga de 2.220 horas/aula, o curso técnico é formado por disciplinas regulares e complementares. As aulas terão início em agosto, de segunda a sábado, no período noturno, conforme o calendário escolar.
Inscrições deverão ser feitas presencialmente na secretaria da FASCS, de 27 de maio a 29 de junho. O interessado deve ter 15 anos completos, concluído ou ter o Ensino Médio em andamento, além de comprovar iniciação na prática de dança. Os testes para novos alunos envolvem avaliações prático-performativa e teórico-escrita, além de entrevista.
O curso atende às exigências legais de capacitação do profissional técnico para que ele possa obter o registro junto ao órgão competente e, assim exercer legalmente as atividades pertinentes à carreira.
PIONEIRISMO
A Fundação das Artes de São Caetano do Sul é a primeira e única instituição do Grande ABC a formar turmas de ensino técnico na área cultural, fomentando a geração de emprego e renda a jovens artistas.
Serviço
Lançamento do Curso Técnico em Dança: Intérprete-Criador
24/04, às 19h
Teatro Timochenco Wehbi
Rua Visconde de Inhaúma, 730, bairro Nova Gerty
Ficha técnica
“Dança para Camille”, por Cia Fragmento de Dança
Coreografia e direção: Vanessa Macedo
Dança: Maitê Molnar e Vanessa Macedo
Trilha sonora: Gustavo Domingues
Luz: Sandro Borelli
Duração: 25 min
Classificação indicativa: 12 anos