Falando de Transportes e Transportadoras – Tecnologia em campo
A Volvo apresentou o caminhão-conceito Efficiency Concept Truck, dirigido para o transporte de grãos e com uma série de novas tecnologias. O veículo, baseado em um Volvo FH 6×4 rodotrem, é um exemplar único, desenvolvido pela engenharia brasileira e mundial da marca, junto com parceiros estratégicos – Randon, Hyva e Continental. O caminhão será testado […]
- Data: 22/09/2021 10:09
- Alterado: 22/09/2021 10:09
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
- Fonte: AutoMotrix
Caminhão Volvo FH 6x4 Efficiency Concept Truck
Crédito:Divulgação
A Volvo apresentou o caminhão-conceito Efficiency Concept Truck, dirigido para o transporte de grãos e com uma série de novas tecnologias. O veículo, baseado em um Volvo FH 6×4 rodotrem, é um exemplar único, desenvolvido pela engenharia brasileira e mundial da marca, junto com parceiros estratégicos – Randon, Hyva e Continental.
O caminhão será testado em operação real, em viagens na “Rota dos Grãos”, partindo do Centro-Oeste brasileiro com destino aos portos de escoamento da safra. A Volvo escolheu essa aplicação pois o Brasil tem um dos mais competitivos agribusiness do mundo, quebrando anualmente recordes de produção de grãos, a maior parte transportada por caminhões. O Efficiency Concept Truck é repleto de tecnologias inovadoras.
As novidades visuais são grandes, resultado das várias mudanças na arquitetura do caminhão para melhorar a aerodinâmica. A cabine ficou mais baixa e 25 centímetros mais longa e é dotada de grandes defletores, com o dobro do tamanho dos encontrados no modelo convencional do FH. A frente do veículo é mais aerodinâmica, projetada 17,5 centímetros para a frente.
Outra alteração importante é no entre-eixos, que baixou para apenas três metros, trazendo o trailer mais próximo da cabine, proporcionando a diminuição da resistência ao ar. Ao invés de retrovisores externos, foram instaladas câmeras nas laterais da cabine. Elas exibem as imagens em telas internas, com um alcance maior em comparação ao dos espelhos comuns.
O motor do FH conceito graneleiro é uma evolução dos modelos atuais a diesel. Ele usa a tecnologia I-Save, que a Volvo disponibiliza na Europa. O sistema inclui um novo desenho dos pistões, fazendo com que a queima de combustível se concentre no centro dos cilindros, contribuindo para reduzir o consumo. O I-Save traz ainda um sofisticado sistema de turbocompressor, que gera torque extra, possibilitando menor rotação do motor em velocidade de cruzeiro em longas distâncias, uma condição ideal em graneleiros.
O caminhão do futuro da Volvo vem com um painel fotovoltaico para captação de energia solar, e supercapacitores foram instalados para abastecer os componentes eletrônicos e garantir aumento da vida das baterias.