Falando de Transportes e Transportadoras – Suporte tecnológico em alta

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) acaba de apresentar a Pesquisa CNT Perfil Empresarial – Transporte Rodoviário de Cargas, que traz uma minuciosa análise sobre o panorama do transporte de cargas e logística no Brasil e como os vários setores que compõem a categoria têm lidado com as crises financeiras e constantes mudanças de cenários. […]

  • Data: 11/05/2022 11:05
  • Alterado: 17/08/2023 04:08
  • Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
  • Fonte: AutoMotrix
Falando de Transportes e Transportadoras – Suporte tecnológico em alta

Caminhões na estrada

Crédito:Divulgação

Você está em:

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) acaba de apresentar a Pesquisa CNT Perfil Empresarial – Transporte Rodoviário de Cargas, que traz uma minuciosa análise sobre o panorama do transporte de cargas e logística no Brasil e como os vários setores que compõem a categoria têm lidado com as crises financeiras e constantes mudanças de cenários.

Um dos principais pontos citados na pesquisa da CNT é como a tecnologia tem sido fundamental no aprimoramento da gestão e como ela atua diretamente nos vários setores das empresas, trazendo integração, agilidade e aumentando a lucratividade das operações. A pesquisa aponta que 91,6% fazem uso de softwares de rastreio de veículos, enquanto 39,7% já têm utilizado softwares de roteirização, que permitem traçar as melhores rotas de entrega com base em uma série de análises, levando em conta a menor rota, gastos com combustível e pedágios e até mesmo rotas mais seguras, com o intuito de evitar locais com maior propensão ao roubo. Outro ponto que a tecnologia influencia é nos gastos com insumos.

Entre os maiores custos operacionais das empresas estão o combustível (81,5% dos entrevistados), a mão de obra (11,2%) e a manutenção dos veículos (3%). “As empresas que não adequarem sua gestão à tecnologia têm grande chance de comprometer suas operações. E o relatório da CNT nos dá suporte para disseminar essa ideia. Cabe aos gestores olharem para o futuro”, avalia Paulo Raymundi, CEO da Gestran, empresa curitibana que desenvolve ERP e softwares voltados à gestão de transportes.

Compartilhar:

  • Data: 11/05/2022 11:05
  • Alterado:17/08/2023 04:08
  • Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
  • Fonte: AutoMotrix









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados