Falando de Transportes e Transportadoras – Rumo à hora H
A Marcopolo, em parceria com a Sinosenergy, a Feichi Bus e a Allenbus, participa do projeto de desenvolvimento de um ônibus rodoviário movido a células de combustível de hidrogênio. O projeto em fase de homologação está na IAA 2022, evento realizado em Hannover, de 19 a 25 de setembro. A Marcopolo desenvolveu a carroceria do […]
- Data: 20/09/2022 12:09
- Alterado: 15/08/2023 22:08
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
- Fonte: AutoMotrix
Ônibus rodoviário movido a células de combustível de hidrogênio Marcopolo Audace 1050
Crédito:Divulgação
A Marcopolo, em parceria com a Sinosenergy, a Feichi Bus e a Allenbus, participa do projeto de desenvolvimento de um ônibus rodoviário movido a células de combustível de hidrogênio.
O projeto em fase de homologação está na IAA 2022, evento realizado em Hannover, de 19 a 25 de setembro. A Marcopolo desenvolveu a carroceria do ônibus, do modelo Audace 1050, produzida em sua unidade na China. A Sinosynergy fornece a parte central da tecnologia de células de combustível, incluindo as membranas e o acionamento Fuel Cell, e a Feichi Bus/Allenbus fornece o chassi de célula de combustível do ônibus.
As empresas já produziram dois veículos protótipos. Um será exposto na IAA 2022 e o outro está na China, onde vem sendo submetido a testes para homologação. O Audace movido a hidrogênio tem PBT de 19 mil quilos, capacidade para transportar 53 passageiros e autonomia de até 600 quilômetros.
O modelo apresentado tem 12 metros de comprimento, mas o será oferecido nas opções de 11,90 metros a 12,60 metros, largura de 2,48 metros e distância de entre-eixos de 6,10 a 6,65 metros.
Tem motor Danfos, síncrono de ímã permanente, com potência nominal de 143 kW (pico de 235 kW) e torque nominal/pico de 495/720 Nm, duas baterias Fuel Cell Sinosynergy G80-001, de 160 kW, quatro tanques de hidrogênio do tipo 4, de 700 bar, e sistema de refrigeração a água, com quatro packs de bateria de armazenamento CATL, LiFeO (lítio-ferro).