Falando de Transportes e Transportadoras – Olho nas tendências
A produção de veículos pesados fechará 2022 com cerca de 190 mil unidades, muito próximo à projeção de 192 mil unidades divulgada em janeiro pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Segundo pesquisa da consultoria KPMG, 88% dos envolvidos na indústria de caminhões acreditam que o atual modelo de negócio de produzir e […]
- Data: 17/10/2022 20:10
- Alterado: 15/08/2023 20:08
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
- Fonte: AutoMotrix
grupo de caminhões
Crédito:Divulgação
A produção de veículos pesados fechará 2022 com cerca de 190 mil unidades, muito próximo à projeção de 192 mil unidades divulgada em janeiro pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Segundo pesquisa da consultoria KPMG, 88% dos envolvidos na indústria de caminhões acreditam que o atual modelo de negócio de produzir e vender veículos mudará radicalmente nos próximos dez anos.
Para os participantes do estudo, as fabricantes, os fornecedores e concessionárias deverão aumentar significativamente a parcela de receitas com prestação de serviços, manutenção preditiva e monitoramento e gestão de frotas.
O estudo confirma que a implementação da tecnologia 5G tem aumentado as expectativas de lucratividade. De acordo com a pesquisa, a motorização a diesel continuará dominando o setor de transporte rodoviário de carga e logística brasileiro. Enquanto 67% dos participantes disseram que comprarão caminhões novos ao longo dos próximos quatro anos, apenas 25% do total consideram adquirir veículos dotados de propulsão alternativa e limpa.
As principais motivações apontadas para tal compra são a economia em relação ao preço do diesel e, em menor escala, o benefício de uma operação menos poluente e em consonância com as práticas ESG, de governança socioambiental das organizações.